domingo, 5 de novembro de 2017

CÂMARA DO MEIO - LUGAR OU A LOJA?

Em 15/08/2017 o Respeitável Irmão Airton Fortes Borowski, Loja Antonio Xavier, REAA, GORGS (COMAB), Oriente de Passo Fundo, Estado do Rio Grande do Sul, solicita esclarecimentos para o seguinte:

CÂMARA DO MEIO


A grande duvida que eu tenho é se os Irmãos Aprendizes e Companheiros podem circular pelo centro da Loja (Câmara do Meio) quando em sessão de Aprendiz ou se Câmara do Meio só é quando a sessão é de Grau 3.
Gostaria de sua opinião quanto à circulação dos Aprendizes e Companheiros quando chegam após o inicio da sessão, e tem que ir até o Ir. Chanceler para assinar o livro de presença. Passam pelo centro da loja?


CONSIDERAÇÕES.

Infelizmente ainda alguns insistem nesses conceitos anacrônicos. 
O termo Câmara do Meio em Maçonaria designa a Loja do Mestre, ou a Loja onde trabalham apenas aqueles que alcançaram a plenitude maçônica e não o centro, ou o meio do Templo.
Diga-se de passagem: “não existe Câmara do Meio em Loja de Aprendiz e nem de Companheiro”.
Por questão iniciática, também é óbvio que em Loja do Terceiro Grau não ingressam Aprendizes e nem Companheiros.
Do mesmo modo, também não ingressam Aprendizes em Loja de Companheiro.
Quanto à circulação de Aprendizes e Companheiros na hipótese de terem chegado após o início da sessão, sendo possível os seus ingressos, eles transitam normalmente pelo centro da Loja até a mesa do Chanceler para assinar o livro de presenças, por exemplo, pois o centro do recinto, como já foi explicado, nada tem a ver com a Câmara do Meio do Mestre, cuja qual é toda a Loja do Terceiro Grau e não apenas uma parte específica da sala da Loja.
Essa bobagem de Câmara do Meio ser o centro da Loja é um desses absurdos que foram deixados por autores retrógrados e que infelizmente, vez por outra, ainda aparecem para atormentar a razão das coisas.
Concluindo, não embarque nessa ideia meu Irmão.


T.F.A.

PEDRO JUK


NOV/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário