terça-feira, 15 de janeiro de 2019

A ESPADA E O COBRIDOR NA RITUALÍSTICA DO REAA


Em 09/10/2018 o Respeitável Irmão José Claudio Bezerra Bessa, Loja Arqui Real, 210, REAA, GLESP, Oriente de São Paulo, Capital, apresenta a questão abaixo:

A ESPADA E O COBRIDOR


Gostaria muito de fazer uma consulta ao irmão: Sobre o Guarda do Templo [interno]: desde a abertura dos trabalhos até o encerramento, o Guarda do Templo tem que ficar o tempo todo com a espada em punho? Ou seja, o GT tem necessariamente que ficar com a espada em punho [cruzada no peito ou com ela na mão o tempo inteiro], não pode desgrudar dela, não pode repousa-la de jeito nenhum. Quero dizer: Quando das votações, no momento de juramento - no encerramento dos trabalhos, etc., o GT tem que fazer todas essas coisas de espada em punho? Por gentileza meu irmão, nos esclareça.

CONSIDERAÇÕES.

De fato, em linhas gerais os rituais e os manuais são quase que na sua totalidade omissos quando tratam, dentre outros, do ofício e do instrumento de trabalho do Cobridor Interno e do Guarda Externo.
Além dessa omissão, existem ainda as especulações temerárias que tratam a espada como uma espécie de varinha de condão mágica fazendo dela, inclusive, um objeto para descarregar “energias” como fosse ela um autêntico para-raios. Diga-se de passagem, que essas não são condutas verdadeiras na liturgia maçônica.
Na realidade, genuinamente a espada simboliza a arma com a qual esses oficiais protegem a Oficina das vistas e ouvidos daqueles que não podem ingressar nos trabalhos da Loja.
Em assim sendo, os rituais e os manuais deveriam orientar melhor o Cobridor e o Guarda Externo para que trouxessem suas espadas embainhadas em uma bainha (estojo apenso de um talabarte onde se introduz a lâmina de arma branca).
Em não existindo na Loja a bainha, que pelo menos exista então um dispositivo que vai preso à retaguarda do espaldar da cadeira, cuja finalidade é a de acondicionar a espada nos momentos em que o dever de ofício não obrigue a sua utilização. Assim, esses oficiais somente deveriam empunhar espada quando o dever de ofício deles exigisse ou quando o ritual igualmente determinasse.
Estando nessa forma devidamente acondicionada à espada (na bainha ou no dispositivo), o Cobridor, por estar com as suas mãos livres, ao ficar à Ordem compõe o Sinal com a(s) mão(s) na forma de costume. Se a ocasião exigir que ele se mantenha à Ordem empunhando a espada, ele então se mantém com ela em ombro-arma, postura essa também conhecida como “posição de rigor”. Nessa condição o protagonista mantém a sua espada empunhada pela mão direita, na vertical e apontada para cima pelo lado direito do seu corpo. O respectivo punho se conservará junto à respectiva banda do quadril trazendo o braço e antebraço atinentes afastados do tronco. O corpo nessa condição se conserva a prumo e os pés formarão uma esquadria como na forma de costume. O braço esquerdo permanece caído na vertical ao longo do corpo.
Quando o Cobridor, ou o Guarda Externo, em pé ou sentado, não estiver se utilizando da espada, deverá mantê-la embainhada ou presa no dispositivo fixando na retaguarda do seu assento. Alguns rituais prevêem inclusive uma pequena argola de metal que vai presa na parte inferior da faixa do Mestre (junto à joia), cuja qual serve como aparelho para acondicionar a espada.
O hábito de manter a espada apoiada com a ponta sobre o piso, ou mesmo sobre as coxas, é atitude equivocada, portanto não deve ser adotada.
Dado a esses comentários, é errado o pensamento de que o Cobridor Interno ou o Guarda Externo precisem se manter o tempo todo da sessão com a espada segura pela mão (empunhada). Situações de espada em guarda, ou em ombro-arma, devem (ou pelo menos deveriam) estar previstas no ritual.
No tocante a espada, sua prática também se aplica aos Expertos quando no cumprimento dos seus ofícios.
Quanto às espadas utilizadas pelas comissões e guarda de honra durante os ingressos e retiradas formais, assim como outros procedimentos inerentes à ritualística maçônica, essas não ficam embainhadas, mas acondicionadas em dispositivos próprios para essas ocasiões – geralmente ficam no Átrio da Loja.
Ao concluir ainda deixo o seguinte alerta. As espadas, tradicionalmente quando empunhadas, são sempre seguras com a mão direita. Infelizmente alguns rituais ainda trazem o rançoso anacronismo de trazê-las empunhadas, em algumas situações, com a mão esquerda, alegando para tal que a mão esquerda fica do mesmo lado do coração. Na realidade essa é uma enorme invenção que, além de não fazer sentido, ainda trata a Maçonaria como um repositório de credos particulares, o que no mínimo é um contrassenso, pois atenta contra a racionalidade da liturgia maçônica. No REAA a única espada que é empunhada pela mão esquerda é a Flamejante e isso acontece durante as sagrações quando o titular obrigatoriamente traz na sua mão direita um malhete para percutir sobre a lâmina da espada a consagração. Eram essas as considerações, ao tempo que peço escusas pela abordagem prolixa, no entanto justifico mencionando que explicar ritualística não é empreitada para poucas linhas.


T.F.A.

PEDRO JUK


JAN/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário