domingo, 6 de janeiro de 2019

COR ENCARNADA NA DECORAÇÃO DO REAA


Em 03/01/2019 o Respeitável um Irmão pertencente ao Quadro da Loja Irmão Augusto Nogueira Paranaguá, 4.540, REAA, GOB-PI, Oriente de Corrente, Estado do Piauí, apresentou a seguinte questão:

COR NA DECORAÇÃO DO REAA


Poderoso Irmão, estou encomendando os móveis (mesas, altares) para nossa Loja. Eles poder ser da cor do Rito Vermelha?

CONSIDERAÇÕES

A cor autêntica da decoração do REAA, segundo o oficial Conselho de Lausanne realizado na Suíça em 1875, é o “vermelho encarnado”, também conhecido como a cor do cardeal, costume esse herdado nas origens “jacobitas” (católicos) do escocesismo.
Quanto ao matiz oficial do Rito utilizado no Grande Oriente do Brasil, inclusive mencionado no Ritual de Aprendiz em vigência na sua página 19, é o de que as almofadas, cortinas e, se for o caso os assentos e os encostos das cadeiras sejam na cor vermelha encarnada.
Na realidade no REAA, além das mencionadas acima, recomenda-se também que o dossel, toalhas e tapeçarias sejam predominantemente vermelhos.
Quanto aos móveis especificamente, os mesmos têm sido geralmente em madeira mantidos na sua cor natural, não existindo nenhuma orientação específica para que esses sejam também vermelhos.
Caso seja essa a ideia, a de confeccionar móveis de matiz vermelho, penso que isso, por uma questão de gosto, fica a critério da Loja.
Nesse sentido, reafirmo que os mais comuns mesmo são os elementos de cor encarnada como os anteriormente mencionados, destacando que as franjas e galões, em eles existindo que sejam então dourados.
A título de explicação, alegoricamente num templo do escocesismo simbólico devem existir elementos constituídos por madeira (vitalidade), pedra (estabilidade) e ouro, representado pelas partes douradas (espiritualidade).
Essa é uma explicação genérica para o Rito, destacando-se que ela é bastante comum nos graus de Aprendiz e Companheiro, já que na Câmara do Meio, alguns elementos decorativos devem prevalecer na cor condizente à representação que se dá ao ambiente naquela ocasião – as franjas e galões, nessa ocasião, serão na cor prateada.


T.F.A.


PEDRO JUK

JAN/2019

3 comentários:

  1. E qual a cor do avental que se deve usar ?

    ResponderExcluir
  2. E qual a cor do avental que se deve usar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Originalmente o avental do Mestre é orlado em vermelho e traz as letras MB. Infelizmente, algumas Obediências insistem em azular os aventais do escocesismo, mas essa é outra história. Não obstante se correto o vermelho, segue-se o previsto nos rituais em vigência. T.F.A.
      Obrigado pela visita.

      Excluir