quinta-feira, 17 de outubro de 2019

SINAL DE APROVAÇÃO E O ELOGIADO QUE FICA EM PÉ


O Respeitável Irmão Walter Vieira, Loja Torre do Médio Jequitinhonha, 2.236, REAA, GOB-MG, Oriente de Medina, Estado de Minas Gerais, por intermédio do News GOB Net, apresenta a seguintes questões:

SINAL DE APROVAÇÃO E O ELOGIADO EM PÉ.


Nossa Loja tem 2 dúvidas e sempre há achismos que atrapalham o entendimento das seguintes questões. Gostaríamos de uma luz em relação a elas.
1) O sinal de aprovação (estender o braço direito na horizontal) deve ser feito sentado ou em pé?
2) Durante a palavra de algum Irmão, quando este se refere a outro Irmão presente, comumente parabenizando-o, é correto o Irmão parabenizado se levantar, fazer a saudação e depois se sentar novamente ou não é necessária nenhuma ação do parabenizado?

CONSIDERAÇÕES.

1.    Não é bem um sinal de aprovação, mas o gesto de costume (infelizmente chamado de sinal de aprovação).
Assim, quando é posto algum assunto em votação, os Irmãos que aprovam o fazem "sentados" levando o braço e antebraço direito na horizontal à frente tendo a respectiva mão espalmada, dedos unidos, com a palma voltada para baixo. Esse é o "gesto de aprovação" que se faz sentado.
2.    Como eu digo, morro e não vejo tudo. Obviamente que não, Quem recebe o elogio ou os parabéns humildemente deve permanecer sentado sem fazer nenhum gesto, inclusive o de estender o braço à frente como que a aprovar o elogio para si mesmo. Ficar em pé e saudar pelo sinal nesse momento, também é atitude inexiste. O elogiado, ou parabenizado, simplesmente fica sentado.
De fato, meu Irmão, esses achismos são verdadeiras carcaças de dinossauro, difíceis de se consumir.


T.F.A.

PEDRO JUK
Secretário Geral de Orientação Ritualística - GOB


OUT/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário