segunda-feira, 10 de julho de 2023

PLENITUDE MAÇÔNICA E PLENITUDE DOS DIREITOS MAÇÔNICOS

 

Em 25/03/2023 o Respeitável Irmão Marcos Roberto Baliscei, Loja Obreiros Adonhiramitas, 104, Rito Adonhiramita, Grande Oriente do Paraná (COMAB), Oriente de Maringá, Estado do Paraná, solicita esclarecimentos.

 

PLENITUDE MAÇÔNICA

 

Questiono: Qual a diferença entre PLENITUDE MAÇÔNICA e PLENITUDE DOS DIREITOS MAÇÔNICOS?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

A plenitude maçônica significa que o obreiro, ao alcançar o 3º Grau, chegou à integralidade dos seus direitos. No caso da Maçonaria, a plenitude também é a chegada ao ápice da jornada iniciática do simbolismo, ou seja, quando o maçom recebe a chave da Grande Iniciação.

                      Nesse contexto, o que não se pode confundir é plenitude (integralidade) maçônica com o alcance dos graus superiores, até porque esses altos graus se diferenciam em número de acordo com os ritos que os praticam. Graus acima do de Mestre Maçom não alteram a conduta iniciática da Maçonaria Universal (Aprendiz, Companheiro e Mestre).

À vista disso, nenhum rito maçônico é melhor que o outro por possuir mais ou menos graus acima do 3º Grau. Vale lembrar que existem ritos que nem mesmo possuem graus acima do 3º e nem por isso são considerados menos qualificados.

Desse modo, na esteira do 3º Grau todos os maçons são iguais no mestrado. É por isso que as Obediências Simbólicas abrigam apenas os três graus que compõem a Maçonaria Universal (Aprendiz, Companheiro e Mestre).

Concluindo, "plenitude maçônica" é o alcance do 3º Grau no simbolismo, ou Maçonaria Universal, enquanto que "plenitude de direitos maçônicos" são os direitos constitucionais maçônicos garantidos àquele que alcançou a plenitude maçônica de Mestre Maçom.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

JUL/2023

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário