quinta-feira, 13 de julho de 2023

SETE MESTRES E O VENERÁVEL MESTRE

Em 01/04/2023 o Respeitável Irmão Édson dos Santos, Loja Sabedoria, Equilíbrio e Poder, 4407, REAA, GOB, Oriente de Ilhéus, Estado da Bahia, apresenta o que segue:

 

SETE MESTRES

 

Gostaria da explicação sobre o seguinte:

Diz o ritual que para abrir uma sessão em uma loja maçônica é necessário a presença de sete mestres. Entre esses mestres, não estão presentes nenhuma das luzes da Loja. Um irmão usou da palavra falando que qualquer um dos mestres poderia assumir o veneralato e ou vigilâncias, já que no grau 3 somos chamados de irmão Venerável.

Inclusive mencionou que consta na constituição maçônica a qual é superior a um decreto.
Sabemos que na constituição maçônica estão as leis e o que estamos discutindo é ritualística.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

É mesmo lamentável que Irmãos usem da palavra para levantar esse tipo de discussão na Loja. Ora, dos sete Mestres necessários para abrir uma Loja, três deles devem ser as Luzes da Loja. Meu Deus, isso é um Landmark - uma Loja é dirigida por três Luzes, um Venerável Mestre e dois Vigilantes.

À vista disso, nossos regulamentos preveem que toda a diretoria da Loja seja regularmente eleita. Independente do rito praticado, entre os eleitos obrigatoriamente estarão as Luzes da Loja – três governam a Loja, cinco a compõe e sete a completam. Inclusive, nesse contexto, o Venerável Mestre deve passar pela cerimônia de Instalação.

Não se pode confundir o tratamento de Venerável Irmão dado aos Mestres em Câmara do Meio, com o cargo de Venerável Mestre que, em Loja de Grau 03 possui o tratamento de Respeit Mestre, enquanto as demais Luzes são chamadas de VVenerab IIr.

De resto, sinceramente não vale a pena perder mais tempo com questões como essa. Vale lembrar que que nenhuma Loja será regular se não possuir suas três Luzes eleitas e empossadas conforme a legislação.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

JUL/2023

2 comentários:

  1. Estimado Irmão Pedro Juk, entendi sua argumentação, mas aqui na GLMMG devemos obedecer o Regulamento Geral que em seu Art. 93. determina que: As sessões ritualísticas, quando ausente o Venerável Mestre, são presididas pelo 1o Vigilante e, na ausência deste, pelo 2º Vigilante, não podendo ser aberta a sessão se não estiver presente, pelo menos, uma das Luzes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então meu Irmão, de fato, regulamento é feito para se cumprir. No caso é assim na sua Grande Loja, já não é assim no GOB, de onde vem o consulente. T.F.A.

      Excluir