terça-feira, 24 de outubro de 2023

REAA - PASSOS DO MESTRE

Em 27.05.2023 o Respeitável Irmão Irandi Augusto de Araújo, Loja Desembargador Mario Cordeiro de Verçosa, 2757, REAA, GOB-AM, Oriente de Manaus, Estado do Amazonas, faz a pergunta seguinte:

 

PASSOS DO MESTRE

 

Por ser assunto reservado ao Grau 3, estou me utilizando de seu e-mail e não do blog. O assunto é a Marcha do Grau 3.

É que há um Irmão “achista” em nossa Loja, que se vangloria de seu conhecimento e de seu Grau 33 e esse Irmão afirma que estando a Loja aberta em C do M a marcha se resume aos t pp do Mestre. Como sempre aprendi que a marcha tem 8 pp, pergunto onde posso encontrar literatura que me apoie em minha pretensão de demonstrar que essa visão e afirmação é equivocada.

Faço essa solicitação por entender que o caro Irmão é um dos mais lúcidos ritualistas do
GOB na atualidade.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Inicialmente eu gostaria de dizer que nem todos os portadores de altos graus são detentores de inquestionável conhecimento. Eu mesmo conheço muitos deles cujo saber é questionável, sobretudo quando se trata de temas pertinentes ao simbolismo universal da Maçonaria.

Nesse contexto, o sábio Irmão deveria saber que qualquer Loja aberta no 3º Grau é uma Câm do M, seja ela Magna de Exaltação ou Ordinária de Mestre.

Assim, em qualquer circunstância os pp da M de Mestre iniciam-se pelos pp da M de Apr, respectivamente seguidos pelos pp da M do Comp∴, e finalmente os três últimos pp de Mestre.

Em nenhuma circunstância a M do Mestre ocorre separada das duas antecessoras, destacando que a M no 3º Grau é o resultado da soma de todos os pp praticados nas marchas do simbolismo.

Agora, alguém dizer que a M do Mestre em algumas ocasiões possui apenas t pp é se revelar um assaz desconhecedor das causas do simbolismo, bem como um ignorante do conteúdo do ritual do 3º Grau do REAA em vigência no GOB, especialmente o previsto na sua página 40. Além do ritual, existe também o SOR - Sistema de Orientação Ritualística criado por Decreto do Grão-Mestre Geral e hospedado na página oficial do GOB. Nesse instrumento também consta que a M do Mestre se inicia pela do Apr, seguida da do Comp e finalizada pela do 3º Grau (total de oito pp).

No que concerne à literatura, existem muitas delas que constam os pp de modo correto, delas posso recomendar o livro A Simbólica Maçônica de Jules Boucher e o Curso de Maçonaria Simbólica, Grau de Mestre, Tomo III de Theobaldo Varolli Filho. Essas duas obras são fáceis de encontrar no Brasil e trazem, inclusive, um diagrama ilustrando a M do 3º Grau.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

OUT/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário