domingo, 17 de março de 2024

REAA - A COR DO AVENTAL DE MESTRE MAÇOM

Em 31/08/2023 o Respeitável Irmão José Joab Ferreira de Souza, Loja Francisco Maranhão Carvalho, 3504, REAA, GOB-MA, Oriente de Barra do Corda, Estado do Maranhão, faz a pergunta seguinte:

 

A COR DO AVENTAL DE MESTRE

 

Nobre irmão, me tire uma dúvida. Na realidade qual a cor do Avental do Mestre Maçom no
rito REAA? Vermelho ou azul?

 

CONSIDERAÇÕES:

 

Sob a óptica da originalidade, o avental de Mestre Maçom no REAA deve ser branco, orlado e forrado na cor vermelha com as letras MB. Todavia, no que diz respeito ao GOB, em 1965 apareceu um avental que era chamado ironicamente de “tricolor” pois trazia uma orla azul e nele inserido um filete vermelho tornando-se um avental de três cores, vermelho, branco e azul. Alguns, inclusive, traziam rosetas azuis com um botão vermelho ao centro, ou seja, além de invencionice, de um mau gosto a toda a prova.

Em 1968, na contramão da história, definitivamente o GOB passou a adotar para os seus Mestres Maçons do REAA aventais com orla e rosetas azuis, principalmente por influências de obreiros egressos de outra Obediência que houvera azulado aventais escoceses há muito tempo atrás, a despeito ainda de outros palpiteiros de plantão que “acham” o azul mais “bonito” do que o vermelho.

             Infelizmente essa é a realidade, pois o avental azul no REAA, mesmo que equivocado, acabou se consagrando na Maçonaria tupiniquim e está nos rituais do GOB desde 1968. Assim, por se encontrar no ritual devemos seguir esse costume. Entendo ser bastante provável que em futuro não muito distante as coisas retornem para os seus devidos lugares.

A característica encarnada do avental do Mestre no REAA possui razões históricas ligadas ao “escocesismo” e os Stuarts, reis escoceses católicos que reinavam na Inglaterra da época. Na conjuntura oficial, desde o Conselho de Lausanne realizado na Suíça no ano de 1875, o avental M B orlado de vermelho foi oficializado no REAA. Lamentavelmente, no GOB, desde de 1968, por força de Decreto, entramos na contramão da história. Essa é a realidade.

Reitero, mesmo que equivocado devemos obedecer ao que consta no ritual, no caso, usar avental azul no REAA.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

MAR/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário