Em 17.05.2025 o Respeitável Irmão José Luis Bianco, Loja Consciência, Justiça e Perfeição, 2732, sem mencionar o Rito, GOB-SP, Oriente Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, faz a seguinte pergunta.
NORDESTE DA LOJA
Boa noite meu irmão Pedro Juk, no decreto 1476/2016 onde trata da saudação à Bandeira Nacional consta: III – O Porta-Bandeira retira a Bandeira do suporte, segurando-a da mesma forma que o fez quando da execução do Hino Nacional, posicionando-se a Nordeste, à frente do Venerável e voltado para o Sul. Já no novo Ritual do Aprendiz consta: O Porta bandeira se coloca com o Pavilhão à Nordeste, à frente do Orad∴, voltado para o Secret∴. Qual é o correto? Desde já agradeço.
CONSIDERAÇÕES
Se bem observada a Arte, trata-se tudo da mesma coisa. Senão vejamos: toda a metade do Oriente à direita do Venerável Mestre (seu ombro direito), onde estão o 1º Diácono, o Orador, o Porta-Bandeira, etc., constitui-se no lado Norte oriental (Nordeste) do Templo.
O Ritual editado em 2024 apenas melhora a referência da posição do Porta-Bandeira munido do Pavilhão Nacional na hora da saudação.
Assim, na oportunidade da saudação, o Porta-Bandeira, no Oriente, se coloca à Nordeste da Templo, à frente do Orador e também à frente do Venerável Mestre, voltado para o Secretário que está no Sul oriental (Sudeste) do Templo.
Após a saudação, durante o canto do Hino à Bandeira, o condutor do Pavilhão permanece no mesmo lugar, porém desta feita voltado para o Ocidente.
T.F.A.
PEDRO JUK – SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
NOV/2025

Nenhum comentário:
Postar um comentário