terça-feira, 11 de novembro de 2025

RAZÃO 3 POR 4 - GEOMETRIA INICIÁTICA

Em 14.05.2025 o Respeitável Irmão Eduardo de Lelis Prenazzi, Loja Cavaleiros da Inconfidência, 3080, Rito Brasileiro, GOB MINAS, Oriente de Barbacena, Estado de Mina Gerais, apresenta a dúvida seguinte:

 

RAZÃO 3 POR 4

 

Nas instruções do grau 2 - Ferramentas e Símbolos do grau, na página 226 tem uma pergunta sobre o que significa o Esquadro e a resposta do 1º Vig é: "É o controle das ações, o símbolo da retidão, na razão 3 por 4. É o emblema da sabedoria"

O Irmão poderia nos esclarecer o significado da razão 3 por 4?

 

CONSIDERAÇÕES

 

Entendo que onde está acima escrito: "É o controle das ações, o símbolo da retidão, na razão 3 por 4. É o emblema da sabedoria", melhor seria se estivesse escrito da seguinte maneira: "É o controle das ações. Símbolo da retidão, na razão 3 por 4 é um dos emblemas da Sabedoria".

Nesse caso, a razão 3 por 4 se trata da quinta das Sete Ciências e Artes Liberais da Antiguidade, a Geometria.

Como emblema da Sabedoria, a Geometria (G) revela o conhecimento e o domínio da 47ª Proposição de Euclides (Teorema de Pitágoras). A razão 3 por 4 refere-se aos catetos que formam um triângulo retângulo. Pelo teorema, a soma do quadrado dos seus quadrados desvenda o comprimento ideal da hipotenusa.

             Pelas propriedades de um triângulo retângulo é que se encontra o "canto preciso", a “esquadria”, “a esquina”, ou o “ângulo 90 graus” – o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.

No contexto da expressão matemática (c² = a² + b²), a soma de 3², mais 4², é igual a 25. Extraindo-se a raiz quadrada de 25 encontra-se o número 5, medida exata da hipotenusa para a construção de um ângulo de 90 graus.

Vale ressaltar que na Maçonaria primitiva nossos ancestrais eram literalmente construtores de igrejas, catedrais, mosteiros e abadias. Vem daí o conhecimento fundamental sobre as propriedades de um triângulo retângulo, utilizado para o esquadrejamento das pedras e na elevação dos cantos aprumados da obra.

Os números 3 e 4 referem-se às divisões de partes iguais de cada um dos catetos de um triângulo retângulo. Os pedreiros da Idade Média utilizavam para esse mister um cordel com 12 nós equidistantes, com o qual apuravam a esquadria.

Sob o aspecto especulativo, a Geometria é uma alegoria do conhecimento iniciático, a qual dá ordem, equilíbrio e harmonia ao Universo.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

NOV/2025

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário