sábado, 15 de junho de 2019

REAA - SAUDAÇÃO E DESFAZER O SINAL


Em 18/05/2019 no 1º Seminário de Padronização Ritualística do REAA – GOB, realizado em Santos, São Paulo, o Respeitável Irmão Ricardo Belluca, Loja 24 de Julho 2747, GOB-SP, Oriente de Piracicaba, Estado de São Paulo, formulou a seguinte questão:

SAUDAÇÃO E DESFAZER O SINAL


No ritual, a saudação só é feita na entrado do Templo e quando entramos no Oriente, então por que os saúdam o 1º Vigilante e 2º Vigilante, no caso dos Diáconos, “como exemplo”?

CONSIDERAÇÕES.

Embora a pergunta pareça um pouco confusa acho que entendi.
Como já explicado, saudação em Loja somente se faz ao Venerável Mestre quando do ingresso e saída do Oriente e ao Venerável Mestre e Vigilantes quando da entrada e saída do Templo – obviamente isso se dá em Loja aberta.
Ocorre, entretanto, que muitos Irmãos ainda confundem o ato de se compor o Sinal de Ordem e desfazê-lo pelo Sinal Penal, com saudação. É preciso que se diga que toda a saudação é feita pelo Sinal, porém nem sempre a composição do Sinal significa saudação.
Imagina-se que todo o maçom praticante do REAA sabe que em Loja aberta quem estiver em pé fica à Ordem, isto é, compõe o Sinal de Ordem. Para desfazê-lo obrigatoriamente o faz pelo Sinal Penal (isso é uma regra universal).
Há que se entender então que esse gesto não é necessariamente uma saudação e ocorre, por exemplo, entre os Diáconos, o Venerável e os Vigilantes quando da transmissão da Palavra antes do encerramento dos trabalhos. Assim, estando eles parados, em pé e um diante do outro, ambos cumprem a formalidade de estar à Ordem. Ora, isso não é saudação, mas uma regra. O mesmo acontece quando alguém pede a Palavra e fica à Ordem. Concluída a sua fala, ele desfaz o Sinal na forma de costume. Isso também não é saudação.
Nesse sentido, entenda-se que o ato de compor e desfazer o Sinal nem sempre significa saudação, entretanto as saudações em Lojas previstas no ritual (página 42) são sempre feitas pelo Sinal.



T.F.A.


PEDRO JUK


JUNHO/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário