sábado, 29 de junho de 2019

LUGAR DO EX VENERÁVEL - OCUPAÇÃO DA CADEIRA DE HONRA


Em 22/02/2019 o Respeitável Irmão Abdel Naser Haj Ahmad, Loja Terra Brasilis, Rito Brasileiro, GOB-PR, Oriente de Maringá, Estado do Paraná, solicita o seguinte esclarecimento.

LUGAR DO EX-VENERÁVEL MAIS RECENTE


Minha duvida é com relação o lugar que o Ex-Venerável - Pós Master - possa ocupar ao lado esquerdo do Venerável Mestre, está correto isso ou o DECRETO 1469 - 12/02/2016 - não permite ele ocupar esse lugar de destaque, devendo permanecer junto aos demais Mestres Instalados?

CONSIDERAÇÕES.

A ocupação das duas cadeiras de honra é determinada conforme especifica o Decreto 1469. Um ex-Venerável, por conseguinte, um Mestre Maçom Instalado, detém a Faixa I, conforme o que estipula o RGF no seu Art. 219, § 2º, I.
Assim, obedecendo a ordem de precedência, em estando livre a cadeira que fica à esquerda do Venerável (ombro esquerdo) por não estar presente nenhuma autoridade de faixa maior, o ex-Venerável mais recente da Loja pode ocupar esse lugar.
Eu só tenho a lamentar que as nossas autoridades criam essas deferências somente para trazer dúvidas e massagear o ego de alguns. Infelizmente, acabam dando mais valor ao molho do que à carne e assim ficamos a mercê de Decretos e regulamentos a indicar procedimentos que nada somam na verdadeira escalada iniciática da Maçonaria.
Tão mais simples seria se essas duas cadeiras fossem colocadas apenas quando os Grão-Mestres, ou o Grão-Mestre estivesse presente, enquanto que as demais autoridades e Mestres Instalados deveriam ocupar os lugares já para eles destinados no Oriente, porém abaixo do sólio.
Lamentavelmente as coisas não são bem assim e enquanto isso segue-se o previsto no Decreto 1469.
Bem ao gosto de uma geometria falsa, ficamos perdendo tempo com procedimentos que nada contribuem no combate à vaidade humana.

T.F.A.

PEDRO JUK

JUNHO/2019

Um comentário:

  1. "Tão mais simples seria se essas duas cadeiras fossem COLOCADAS apenas quando os Grão-Mestres, ou o Grão-Mestre estivesse presente, enquanto que as demais autoridades e Mestres Instalados deveriam ocupar os lugares já para eles destinados no Oriente, porém abaixo do sólio."

    Gostei dessa sugestão, apenas, diria OCUPADAS em vez de COLOCADAS.

    TFA
    Natanael Fernandes de Souza
    CIM 162141

    ResponderExcluir