quinta-feira, 27 de junho de 2019

TEMPO DE ESTUDOS - DEBATES E COMENTÁRIOS SOBRE A PEÇA DE ARQUITETURA


Em 22/02/2019 o Respeitável Irmão Marcelo Gass, Loja Tríplice Aliança, 3.277, REAA, GOB-PR, Oriente de Toledo, Estado do Paraná, solicita esclarecimentos para o que segue:


COMENTÁRIOS APÓS APRESENTAÇÃO PEÇA DE ARQUITETURA.


Ontem em nossa Loja tivemos apresentações de duas excelentes Peças de Arquiteturas pelos Irmãos Companheiros. As mesmas foram comentadas pelo Irmão Orador, após apresentação de cada Irmão. E na Palavra a bem da Ordem, vários Irmãos elogiaram as Peças de Arquiteturas.
No REAA, diferente do Trabalho de Emulação, após uma apresentação de uma peça de Arquitetura, que os Irmãos C se manifestem com perguntas, colocações, outros esclarecimentos sobre a Peça apresentada. Vários Irmãos me questionaram, porque após apresentação de uma Peça, o Venerável Mestre não passa a palavra às colunas para que mesmos comentem sobre a mesma. Disse que não faz parte do Ritual do REAA por a Loja em família para tais comentários e considerações. Mas que iria consultar o Irmão, para ver se tem alguma sugestão do que pode ser feito?

CONSIDERAÇÕES.

Nesse caso, colocar a “loja em família” não está previsto, entretanto, desde que autorizados, nada impede que os Irmãos das Colunas e do Oriente se manifestarem, porém sem se estenderem por demais, extrapolando em demasia o tempo previsto no ritual. Aliás, esse tempo, se necessário, não é assim tão rigoroso. Apenas estipula-se um limite para que se evitem abusos seguidos de palavreados longos, rançosos e desnecessários - sem contar com as repetições e desvios de assunto.
O Tempo de Estudos também pode ser preenchido com debates sobre algum tema de importância educacional e cultural. Isso é salutar, desde que o mesmo se dê com critério e bom senso.
Se o Venerável Mestre achar conveniente ele pode colocar “diretamente” (sem primeiro anunciar aos Vigilantes) a palavra nas Colunas e Oriente para manifestações a respeito do tema apresentado. Se assim ocorrer, a palavra deve ser concedida e utilizada na forma de costume, iniciando o giro pela Coluna do Sul.
É bom que se diga que qualquer obreiro que ainda não tenha se manifestado a respeito, pode proferir seus comentários no período da Palavra a Bem da Ordem e do Quadro em Particular.
No que diz respeito a Loja “em família”, isso nada mais é do que invenção que fora criada como subterfúgio para desrespeitar a ritualística.
No Rito de York, onde não há a tal “loja em família” a Loja é colocada “em descanso” para apresentações e debates, já no REAA os debates podem acontecer, porém seguindo o giro da palavra se o Venerável assim entender.


T.F.A.


PEDRO JUK


JUNHO/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário