domingo, 16 de junho de 2019

SAUDAÇÃO NA RETIRADA


Em 18/05/2019 no 1º Seminário de Padronização Ritualística do REAA – GOB, realizado em Santos, São Paulo, o Respeitável Irmão Wagner da Silva, Loja Ypiranga, 83, GOB-SP, Oriente de São Paulo, Capital, apresentou a seguinte pergunta:

SAUDAÇÃO NA RETIRADA


Quando em Loja aberta, algum Irmão precise sair antes, ou mesmo em cobertura, a saudação deve ser feita somente ao Venerável Mestre, ou também para os Vigilantes?

CONSIDERAÇÕES.

Na realidade a saudação às Luzes somente se dá se a saída for definitiva. Alguém que por algum motivo tenha para si o Templo coberto por tempo necessário e posterior retorno não precisa fazer a saudação. Isso seria um excesso de preciosismo. A regra é a de se cumprimentar apenas quando alguém chega pela primeira vez e quando se sai definitivamente.
Não faz sentido nas retiradas e retornos provisórios serem a cada vez precedidos de saudações.
Nesse sentido, reitero: a saudação às Luzes se faz apenas quando um obreiro que, ao ser recebido pela primeira vez, ingressa com formalidade após a abertura da Loja. Assim, o seu ingresso se dará pela Marcha saudando posteriormente às Luzes. Do mesmo modo, se ele precisar sair em definitivo, antes de sair, próximo à porta ele se volta e saúda às Luzes na forma de costume.


T.F.A.

PEDRO JUK


JUNHO/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário