terça-feira, 18 de junho de 2019

REAA - SINAL DE ORD.'., PEN.'., GUT.'. E SAUDAÇÃO


Em 18/05/2019 no 1º Seminário de Padronização Ritualística do REAA – GOB, realizado em Santos, São Paulo, o Respeitável Irmão Reginaldo Caldeira de Souza, Loja Deus, Justiça e Amor, 2086, GOB-SP, Oriente de Sumaré, Estado de São Paulo, apresentou as seguintes perguntas:

SINAL DE ORD\, PEN\ E SAUDAÇÃO


Sinal de Aprendiz, de Ord\, Pen\ (Gut\) e Saudação. Quando e como usá-los corretamente? O ritual apresenta uma descrição do Sinal de Saudação bem confusa.

CONSIDERAÇÕES.

O Sinal de Ord\ é aquele que corresponde ao Sinal do Grau do Obreiro. O Sinal do Aprendiz, por exemplo, é sempre feito com a mão direita na forma de costume.
Em qualquer situação, para se compor o Sinal é preciso primeiro se estar em pé, corpo ereto e os pp\ em esq\. É do termo “estar à Ordem” que se deriva o termo genérico conhecido como Sinal de Ord\ (o que ocorre em qualquer grau).
Um Sinal de Ord\ (do Grau) é composto de dois momentos distintos. O primeiro é o estático, ou aquele que corresponde à composição do Sinal. Já o segundo é o dinâmico, ou aquele que obedece ao ato de se desfazer o Sinal (sempre feito pela pena simbólica e com a mão).
É dado ao movimento dinâmico de se desfazer o Sinal que o mesmo é chamado de Gut\ (Aprendiz), ou Pen\, isso porque ele representa a pen\ simbolicamente aplicada e mencionada no momento do compromisso.
Dados esses comentários, é regra que toda a saudação maçônica seja feita pelo Sin\ Gut\ (Pen\). Obviamente que para se prestar a saudação é preciso antes que se esteja à Ordem (com o Sin\ composto). É nesse sentido que os Sinais de Ord\, seguidos dos seus gestos complementares, ou PPen\, são feitos apenas dentro de uma Loja aberta (ambiente coberto e longe das goteiras).
Um aspecto importante a ser considerado é que a saudação maçônica é feita sempre pelo Sinal do Grau, porém isso não significa irremediavelmente que o Sinal é saudação. Como já foi mencionado, depende do momento e da circunstância. É bom que se compreenda que a composição do Sinal é um dos mais importantes procedimentos ritualísticos que ocorrem dentro da Loja, dos quais, um deles é se prestar a saudação pelo Sinal. Não à toa o Sinal é parte do Landmark do sigilo.
Infelizmente esses aspectos raramente tem sido explicados, o que faz com que muitos ainda imaginem que só se faz o Sinal para se saudar alguém, o que não é verdade. Há uma regra no REAA, conhecida por todos, onde sempre que um obreiro estiver em pé em Loja aberta, o mesmo deverá estar à Ordem. O cumprimento dessa regra não generaliza interpretar esse gesto como saudação.
As sutilezas ritualísticas demandam de observação acurada e compreensão do porquê das práticas. Tenho dito; em Maçonaria muitas coisas parecem iguais, contudo, não raras vezes elas se diferem no seu sentido e na sua essência. É por isso que eu sempre defendo a tese de que apenas ler o que está escrito não é o suficiente. É preciso antes saber a razão pelas quais ela aparece na liturgia.
Quanto ao aspecto confuso exarado pelo Ritual, tenho a dizer que eu já passei orientações que estão à disposição dos Irmãos em http://ritualistica.gob.org.br/ a respeito.
Concluindo, Sinal de Ord\ é o Sinal do Grau. Sinal Pen\ é o ato de se desfazer o Sin\ de Ord\. Sinais são feitos apenas dentro de Loja e com a mão, ou mãos, conforme o grau. Saudação maçônica é sempre feita pelo Sinal, porém nem sempre o Sinal significa saudação – a questão é de momento e conjuntura. De fato, não existe “Sinal de Saudação”, o que existe é a “saudação pelo Sin\” – bem diferente. Todos os Sinais são feitos em se estando à Ordem, isto é, com o corpo ereto (pr\) e os pp\ em esq\. Eu não utilizo o termo “de pé e à Ordem” porque é para mim redundante, pois ninguém fica à Ordem sentado.


T.F.A.

PEDRO JUK


JUNHO/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário