domingo, 9 de junho de 2019

ESTANDARTES ARVORADOS NA SESSÃO


Em 08/02/2019 o Respeitável Irmão Josnei Franzoi, Loja Fé e Trabalho, REAA, GOB-PR, Oriente de Rio Negro, Estado do Pr., solicita o seguinte esclarecimento:

ESTANDARTES ARVORADOS


No nosso Templo funcionam duas Lojas, quando se faz Sessões conjuntas ficam os dois estandartes, mas quando tem Sessão de apenas uma Loja, está se mantendo também os dois estandartes. Isso é correto?

CONSIDERAÇÕES.

Eu diria que não é muito apropriado, já que o Estandarte identifica a Loja como corporação em trabalho. Outro Estandarte junto ao da Loja que está aberta realmente não faz nenhum sentido. O ideal é que fique apenas arvorado aquele correspondente à Loja que estiver trabalhando, salvo se os trabalhos estiverem sendo realizados em sessão conjunta.
Infelizmente, costumes autênticos acabaram sendo extirpados em nome do se ganhar tempo. Originalmente, o Estandarte deveria ser arvorado pelo Porta-Estandarte assim que a Loja fosse declarada aberta, e recolhido assim que ela fosse declarada fechada. Aliás, é essa a função do oficial denominado Porta-Estandarte.
Se isso ainda prevalecesse, certamente não teríamos essa verdadeira exposição de Estandarte que às vezes enxergamos por aí. Por óbvio isso acaba se dando nos recintos (templos) que se destinam ao trabalho de várias Lojas durante a semana.
De qualquer modo, o ideal seria que só estivesse presente e arvorado na sessão o Estandarte da Loja aberta.


T.F.A.

PEDRO JUK


JUNHO/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário