Em 24/07/2025 o Respeitável Irmão Lucio Costa Caldas, Loja Joaquim Rodrigues de Abreu, 1921, REAA, GOB-RJ, Oriente de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a questão seguinte:
AVENTAL PELO LADO AVESSO
Teremos uma Sessão de Exaltação e gostaria de tirar uma dúvida. No Ritual Antigo na página 99, 3.4 - RITUAL DE EXALTAÇÃO "Todas as insígnias passam a ser usadas pelo lado preto"
No novo Ritual além de não fazer menção a este procedimento, deixa um alerta na pagina 21: "O avental é forrado de preto, possuindo um bolso em seu forro. NÃO DEVE SER USADO PELO LADO AVESSO".
Não existe mais a necessidade de "virar" o avental e as alfaias?
CONSIDERAÇÕES
Não obstante o ritual de 2009 do REAA já estar revogado, portanto não vale mais, o Ritual de Mestre Maçom do REAA, GOB, edição 2024 vigente de fato não contempla mais, em lugar nenhum, o uso do avental e demais paramentos pelo lado avesso. À vista disso, é só seguir o que diz ritual e pronto.
Anteriormente este apontamento constava no SOR, onde era orientado não mais se usar avental pelo lado avesso nas situações determinadas. Com a edição de novos rituais, o SOR, que era para o ritual de 2009, já revogado e retirado, basta seguir o ritual vigente, o quak não mais prevê esse paradoxo.É bom que se diga que a prática de se virar avental pelo lado avesso nunca foi original no REAA. A alegação da expressão de luto não se sustenta nesse caso por dois motivos: primeiro, o ambiente que simbolicamente denota dor e luto já está expresso claramente na decoração da Câm∴ do M∴; segundo, é que originalmente os aventais de Mestre Maçom do REAA não possuem forro preto, mas encarnado, como é possível conferir no Guia dos Maçons Escossezes, ou Reguladores dos Tres Gráos Symbolicos do Rito Antigo e Aceito – Grande Oriente Brazileiro, Rio de Janeiro, 1834, título Insígnias e Joias dos Gráos do Rito Escossez Antigo e Aceito, página 49:
Gráo 3º - (...) Avental branco de pelle forrado e orlado de escarlate (o grifo é meu), com uma algibeira abaixo da abêta, sobre a qual estão bordadas as letras M∴ B∴” (grafia da época).
Nesse sentido, racionalmente não haveria como se expressar luto com um avental que sempre foi, historicamente, forrado de vermelho (vide Conselho de Lausanne, Suíça, 1876).
Assim, no REAA praticado pelo GOB os aventais não são mais vestidos pelo lado avesso nas ocasiões anteriormente previstas.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
JAN/2026

Nenhum comentário:
Postar um comentário