Em 15/08/2025 o Respeitável Irmão João Marcos Boim de Freitas, Loja Obreiros da Paz, 3850, REAA, GOB MINAS, Oriente de Piraúba, Estado de Minas Gerais, apresenta a dúvida seguinte:
SEM FORMALIDADES
Ao participar de uma sessão de uma Loja coirmã, também pertencente ao GOB Minas, após o anúncio do V∴ M∴ e dos VVig∴ que se daria início ao Tempo de Estudos, o V∴ M∴ com um só golpe de malhete comunicou que os trabalhos ficariam suspensos temporariamente. Todos os IIr∴ fizeram um semicírculo no ocidente e todos assentados ouviram o trabalho apresentado na projeção feita pelo Irmão designado para tal, sendo feito sem formalidades, com os IIr∴ apresentando suas dúvidas ou esclarecimentos sem formalidades com várias interrupções. Nessa situação tem alguma coisa que não condiz com a nossa ritualística, ou não tem nada em contrário. Terminada a apresentação do Irmão, o V∴ M∴ da mesma forma, com um só golpe de malhete deu por terminado o Tempo de Estudos voltando os trabalhos à normalidade. Desde já agradeço a atenção do Ir∴ e lhe desejo uma ótima tarde e que o GADU nos proteja!
CONSIDERAÇÕES
Quando o assunto apresentado no Tempo de Estudos de fato merecer debates e arguições, o Venerável Mestre pode, criteriosamente, dispensar as formalidades do giro da palavra durante este período, devendo, no entanto, logo que seja encerrada a apresentação, voltar às formalidades dos trabalhos.
Essa dispensa de formalidades, quando houver necessidade, está inclusive prevista no período do Tempo de Estudos nos Rituais do REAA do GOB em vigência (2024).
O que não é recomendável é tornar essa dispensa em atitude corriqueira, reservando-se assim, com critério, somente às ocasiões em que de fato elas sejam imprescindíveis.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
JAN/2026

Nenhum comentário:
Postar um comentário