quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

SEM FORMALIDADES NO TEMPO DE ESTUDO

Em 15/08/2025 o Respeitável Irmão João Marcos Boim de Freitas, Loja Obreiros da Paz, 3850, REAA, GOB MINAS, Oriente de Piraúba, Estado de Minas Gerais, apresenta a dúvida seguinte:

 

SEM FORMALIDADES

 

Ao participar de uma sessão de uma Loja coirmã, também pertencente ao GOB Minas, após o anúncio do V M e dos VVig que se daria início ao Tempo de Estudos, o V M com um só golpe de malhete comunicou que os trabalhos ficariam suspensos temporariamente. Todos os IIr fizeram um semicírculo no ocidente e todos assentados ouviram o trabalho apresentado na projeção feita pelo Irmão designado para tal, sendo feito sem formalidades, com os IIr apresentando suas dúvidas ou esclarecimentos sem formalidades com várias interrupções. Nessa situação tem alguma coisa que não condiz com a nossa ritualística, ou não tem nada em contrário. Terminada a apresentação do Irmão, o V M da mesma forma, com um só golpe de malhete deu por terminado o Tempo de Estudos voltando os trabalhos à normalidade. Desde já agradeço a atenção do Ir e lhe desejo uma ótima tarde e que o GADU nos proteja!

 

CONSIDERAÇÕES

 

  Quando o assunto apresentado no Tempo de Estudos de fato merecer debates e arguições, o Venerável Mestre pode, criteriosamente, dispensar as formalidades do giro da palavra durante este período, devendo, no entanto, logo que seja encerrada a apresentação, voltar às formalidades dos trabalhos.

Essa dispensa de formalidades, quando houver necessidade, está inclusive prevista no período do Tempo de Estudos nos Rituais do REAA do GOB em vigência (2024).

O que não é recomendável é tornar essa dispensa em atitude corriqueira, reservando-se assim, com critério, somente às ocasiões em que de fato elas sejam imprescindíveis.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

JAN/2026

Nenhum comentário:

Postar um comentário