terça-feira, 27 de janeiro de 2026

NÃO SE FAZ SINAL COM O INSTRUMENTO DE TRABALHO

 

Em 25/08/2025 o Respeitável Irmão Jackson Roberto Storck, Loja 13 de Maio II, REAA, GOB-MT, Oriente de Tangará da Serra, Estado do Mato Grosso, faz a pergunta seguinte.

 

SINAL E O INSTRUMENTO DE TRABALHO

 

Tenho uma dúvida com relação a interpretação dada ao Sinal de Ordem conforme segue:

Considerando que há orientações diversas de que o Sinal de Ordem ou a Saudação Maçônica NÃO É EXECUTADA quando o obreiro estiver portando um instrumento de trabalho, conforme é descrito nos itens do Comportamento Ritualístico do Ritual de Aprendiz, seja quando diz que o Sin Ord não é feito com instrumento de trabalho ou quando o obreiro entra/sai do Oriente portando instrumento de trabalho a Saudação também não é feita.

Diante desta orientação, temos por exemplo o Mestre de Cerimônias que portando o bastão não compõe o sinal de Ordem quando fica a retaguarda do Orador quando do fechamento da Loja, correto.

Porém no Ritual de Companheiro, na Sessão Magna de Elevação, quando os Aprendizes (candidatos) entram no Templo portando a Régua de 24 polegadas, o Ritual orienta para que estes fiquem a Ordem no Grau de Aprendiz, devendo segurar a Régua com a mão esquerda e com a mão direita compor o Sinal.

Considerando ainda que neste momento da elevação o candidato deve responder a diversas questões cujas respostas devem ser lidas do ritual, não seria apropriado que ficasse dispensado do Sinal, facultando-lhe segurar o Ritual para ler a respostas, pois sabemos que fazer a leitura com outra pessoa segurando o Ritual e estando ainda a Ordem e com a mão esquerda segurando uma régua parece ser um grande transtorno.

Diante disso pergunto se não seria apropriado dispensar o candidato a elevação de ficar a Ordem neste momento.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

De pronto, vale salientar que o ritual mencionado está correto, observando-se o seguinte: não se faz sinal com o instrumento ou objeto de trabalho, ou seja, não se usa o instrumento (objeto) de trabalho para com ele se fazer o Sinal. Assim, no caso do candidato, que é ainda um Aprendiz, segurando um objeto com a mão esquerda, pode perfeitamente com a mão direita compor e fazer o Sin de Ord do 1º Grau.

             No tocante à leitura dos textos inseridos no ritual, o 1º Exp se coloca ao lado esquerdo do candidato e o Ven Mestre dispensa do Sinal. Assim, o condutor, com as duas mãos, segura o ritual aberto na página respectiva e indica o texto sublinhado a ser lido pelo Aprendiz.

Vale ressaltar que inicialmente o Aprendiz recipiendário ingressa conduzindo, pela sua mão esquerda, uma régua lisa, sem graduação. Em momento oportuno é que a régua lisa será substituída pela com 24 Polegadas.

No curso do desenvolvimento ritualístico, o ritual menciona as oportunidades em que o sinal deve ser dispensado e quando ele deve retornar.

Recomenda-se antes o ensaio e minuciosa leitura do ritual para o bom desempenho da cerimônia de Elevação. Há muitos explicativos que merecem acurada atenção.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK – SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

JAN/2026


Nenhum comentário:

Postar um comentário