Em 15.08.2025 o Respeitável Irmão Cássio Aparecido Fedosi, Loja Monteiro Lobato, 3808, sem mencionar o Rito, GOB MINAS, Oriente de Betim, Estado de Minas Gerais, apresenta a seguinte pergunta:
SESSÃO MAGNA PÚBLICA
Eminente Ir.'. Pedro Juk, bom dia!
Prestes a realizar uma sessão para entrega da Comenda de D. Pedro I a um Irmão do Quadro, venho sanar a seguintes dúvidas:
- A sessão será considerada magna?
- Sendo considerada magna, poderá ser mista, digo, com a liberação da presença de visitantes durante a ordem do dia e posterior retorno à sessão normal?
A segunda pergunta pode parecer estranha, más, recebemos instrução neste sentido de Membro do GOB de nosso Estado.
CONSIDERAÇÕES
O Regulamento Geral da Federação, no seu Art. 108, § 3º, prevê a realização de Sessões Magnas admitida a presença de não maçons.
Agora, se a sessão para entrega de comenda pode ser magna, entendo que ela deve ser para atender ao título "com a presença de não maçons". Em síntese, pela simples presença de "não maçons" a sessão terá que ser magna.
Por fim, uma sessão será magna ou ordinária da abertura até o encerramento. Não existe meia sessão magna e meia ordinária em um mesmo curso de trabalho – ou é uma, ou é outra. Transformar sessão magna em ordinária, ou vice-versa, não está previsto.
Essa é a minha opinião.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
JAN/2026

Nenhum comentário:
Postar um comentário