Em 27/08/2025 o Respeitável Irmão Ayron Victor Oliveira dos Santos, Loja Imperador Dom Pedro II, 4583, REAA, GOB-PB, Oriente de Mamanguape, Estado da Paraíba, solicita esclarecimentos.
COMISSÃO DE RECEPÇÃO
Saudações, meu irmão. Recentemente, em minha Loja tivemos uma instrução para esclarecimento sobre a recepção dos convidados, autoridades e bandeira nacional. Na oportunidade perguntei ao irmão ministrante se há algum significado simbólico para escolha do número de espadas a receber cada autoridade na sua devida faixa, porém o mesmo disse que não tinha conhecimento. Gostaria de saber se o irmão tem alguma informação sobre isso, como também, aproveito o ensejo para perguntar se as estrelas empunhadas junto com as espadas também possuem algum significado especial. Desde já agradeço pela atenção.
CONSIDERAÇÕES
A formação de abóbada de aço com espadas simboliza honra e proteção. Bastante comum na Maçonaria francesa, esse costume tem origem na idade cavalheiresca, onde as espadas também eram usadas para indicar o caminho debaixo de proteção e honra.
Na Maçonaria, o número de espadas para a formação da abóbada (cruzadas pelas pontas ao alto) pode variar conforme dignidade e a faixa de recepção de cada autoridade maçônica recepcionada, podendo ser com três, até treze espadas empunhadas pela mão direita e cruzadas ao alto.
No tocante às estrelas, que são bastões com aproximadamente 120 cm. de altura com aparatos de iluminação no topo (uma vela acesa), são empunhadas pela mão esquerda e simbolizam artefatos de iluminação. Sua origem vem dos antigos tocheiros que eram usados para clarear o caminho próximo por onde os Irmãos percorriam para chegar na Loja.
Nos Templos da Moderna Maçonaria, onde aparentemente o Norte é menos iluminado do que o Sul, as comissões de recepção, munidas de estrelas, terão maior número de componentes ao Norte, ou seja, deverão ter um membro a mais. É por esta razão que a quantidade de componentes das comissões de recepção é sempre em número ímpar.
Na atualidade, muitas Lojas possuem estrelas modernas, as quais possuem aparatos de iluminação alimentados por dispositivos à pilha ou bateria.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
JAN/2026

Nenhum comentário:
Postar um comentário