segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

O VISITANTE E O USO DO CHAPÉU

Em 21.08.2025 o Respeitável Irmão Kaio César, Loja Templários do 7º Milênio, REAA, GOB-SP, Oriente de Votuporanga, Estado de São Paulo, solicita esclarecimentos para tal.

 

VISITANTE

 

Poderia me tirar uma dúvida?

Em visita a uma Loja do GOB REAA, os visitantes devem utilizar chapéu também?

Ou a utilização deve ser feito apenas na oficina?

 

CONSIDERAÇÕES

 

Para visitantes do REAA em visita a Lojas do REAA. É preciso antes analisar em que circunstância ocorre a visita.  Primeiro, é que nas sessões ordinárias e magnas dos graus de Aprendiz e de Companheiro, nas Lojas do REAA, apenas o Venerável Mestre titular é quem usa chapéu.

              Nesse caso, um Venerável Mestre visitante, que também seja do REAA, não deve usar chapéu, até porque no REAA apenas o dirigente dos trabalhos é quem se apresenta coberto.

Ainda, visitantes do REAA que sejam apenas Mestres Maçons, visitando uma Loja de Aprendiz e de Companheiro, também não devem usar chapéu, pois no rito em questão, nesses dois graus apenas, somente o Venerável dirigente dos trabalhos que é quem se cobre.

Já em Loja de Mestre Maçom, do REAA, qualquer visitante que seja desse rito deve usar o chapéu, a despeito de que em Loja de Mestre, do rito em questão, todos devem se cobrir.

Visitantes de ritos que não usam o chapéu - visitando Lojas de ritos que usam chapéu, como visitantes, estes continuam a não usar o chapéu.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

JAN/2026

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário