Em 22/08/2025 o Respeitável Irmão Armando Menezes de Carvalho, Loja Thomaz Antonio Gonzaga, 3235, REAA, GOB-RJ, Oriente de Magé, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a dúvida seguinte:
VERIFICAÇÃO PELOS VIGILANTES
Meu irmão pergunto: Sobre a circulação correta dos Vigilantes na verificação do grau de Companheiro. Se tem que fazer o giro completo ou se vão e voltam na mesma coluna? Se devem examinar irmãos que estejam ocupando cargos?
CONSIDERAÇÕES
Com todos os IIr∴ das Colunas voltados para o Oriente, a verificação feita pelos Vigilantes se dá conforme menciona o Ritual de Companheiro do REAA, edição de 2024, vigente no GOB, páginas 31, 32 e 69. Nele consta que cada Vigilante, sem portar o malhete, deve percorrer a sua respectiva Coluna a partir do Irmão que estiver mais próximo da porta (na parede ocidental).
Para proceder com o exame, cada Vigilante toma do seu examinado o Toque, o Sinal e a Palavra Sagrada. Nesse sentido, o telhamento em cada uma das Colunas se inicia no extremo do Ocidente, indo até a balaustrada do Oriente. No Oriente não existe telhamento e nele todos permanecem sentados. À vista disso, durante a verificação os Vigilantes não ingressam no Oriente.
Os Irmãos que estiverem exercendo cargo, também não serão examinados, até porque os mesmos já foram reconhecidos pelo M∴ de CCer∴ ao terem sido por ele revestidos com as suas joias distintivas.
Reitera-se, todos esses procedimentos encontram-se no Ritual de Companheiro vigente.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
JAN/2026

Nenhum comentário:
Postar um comentário