segunda-feira, 26 de abril de 2021

SAGRAÇÃO OU CONSAGRAÇÃO DE TEMPLO?

 

Em 01/09/2020 o Respeitável Irmão Leandro Ely, Loja União e Sabedoria, REAA, GORGS, Oriente de Farroupilha, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta a questão seguinte:

 

SAGRAÇÃO DE TEMPLO

 

Desculpe importuna-lo novamente, surgiu uma dúvida. Baseado em que o Templo Maçônico deve ser SAGRADO OU CONSAGRADO para fazer cerimonias de Iniciação, Elevação, Exaltação, isso é uma tradição ou está determinado de que forma?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

A bem da verdade, em se tratando de Maçonaria – que se diga de passagem não é uma religião - o termo que melhor se adequa é “consagração” do espaço que irá receber os trabalhos maçônicos.

Em tempos passados, aqui pelo Brasil, era comum o uso do termo “inauguração” para essa finalidade, ou seja, ficava estabelecido que o espaço inaugurado estava apropriado para receber os trabalhos maçônicos em Loja aberta.

O uso do termo “inauguração do templo” pode ser constatado em se perquirindo a
história de Lojas brasileiras que possuam aproximados 100 anos de idade.

Provavelmente, porque alguns acreditavam que o ambiente de trabalho maçônico era algo santificado, num flagrante equívoco de se misturar Maçonaria com religião, é que o termo “sagração” acabou aparecendo e dando, inclusive, nome para rituais como os de “Sagração de Templo”.

Como não bastasse todo esse contra-senso, ainda o paradoxo se acentua quando é usada, à moda latina, a palavra “templo” para denominar o que é de fato a sala da Loja, ou a oficina de trabalho.

Assim, entre a palavra “sagração” ou “consagração”, o termo que melhor se aplica na inauguração do espaço dedicado aos trabalhos maçônicos deveria ser “consagração”, isto é, com dignidade conferida.

O termo “sagração” é também erroneamente aplicado na Iniciação, Elevação e Exaltação. Desse modo, o Venerável ao conferir um grau estará “consagrando” e não “sagrando” o candidato, isto é, estará lhe conferindo dignidade, ou seja, o constituindo no grau e não o tornando santo. Obviamente que nesse caso não cabe o vocábulo “inauguração”.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

ABRIL/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário