quarta-feira, 5 de outubro de 2022

ABORDAGEM NO VENERÁVEL MESTRE. QUAL LADO? OMBRO DIREITO OU ESQUERDO?

Em 22/03/2022 o Respeitável Irmão Gilberto Martins Rocha, Loja Fraternidade Carmelitana, 2185, REAA, GOB-MG, Oriente de Carmo do Rio Claro, Estado de Minas Gerais, apresenta a seguinte questão:

 

ABORDAGEM NO VENERÁVEL MESTRE

 

Nas Iniciações (momento da taça sagrada) e nas posses tanto dos cargos eleitos como nos cargos nomeados a abordagem ao Venerável Mestre sempre foi feita por nós pelo lado sul (no ritual não determina o lado).

Recentemente fomos orientados por um irmão que o correto é pelo lado norte.

Qual é a orientação do irmão?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

 

É como está orientado no SOR (Sistema de Orientação Ritualística do GOB) para o REAA: “as Luzes da Loja são abordadas pela sua direita”, isto é, pelo seu ombro direito.

Entenda-se por Luzes da Loja, o Venerável Mestre e os Vigilantes.

No entanto, a liturgia da Taça Sagrada ocorre pelo lado Sul do Altar ocupado pelo Venerável Mestre (lado do Secretário), porque a retirada peremptória do candidato sempre se dá em direção à Coluna do Sul. Nesse caso não faria sentido uma abordagem pelo lado oposto do Altar se a saída é pelo Sul.

Também, na cerimônia de Instalação e Posse das Dignidades e Oficiais os procedimentos se dão pelo lado Sul do Altar (lado do Secretário), isso porque esse lado está o consagrado em rituais específicos para essas ocasiões. É bom que se diga que o Ritual de Instalação e Posse é um ritual exclusivo para essa finalidade.

Salvo melhor juízo, fora essas duas situações, nas demais as Luzes da Loja geralmente são abordadas pelo seu lado direito (ombro direito).

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

OUT/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário