quarta-feira, 28 de setembro de 2022

PARAMENTOS DE MESTRE INSTALADO EM RITOS DIFERENTES (DUPLA FILIAÇÃO)

Em 21.03.2022 o Respeitável Irmão Pedro Rodrigues Bueno Junior, Loja Ypiranga, 83, GOB-SP, Estado de São Paulo, formula a seguinte questão:

 

PARAMENTOS DE MESTRE INSTALADO COM DUPLA FILIAÇÃO.

 

Mais uma vez venho lhe solicitar ajuda com relação a uma dúvida que surgiu em minha Loja e que não consegui esclarecer.

A questão é a seguinte:

Um Ir é membro de 02 duas Lojas (uma delas como filiado) de ritos diferentes - Escocês e Adonhiramita. Na Loja do Rito Escocês ele foi instalado e é seu atual Venerável Mestre e na
Loja Adonhiramita ele não ocupa cargo (lembrando que esta é sua Loja "mãe.

As perguntas:

- Qual paramento ele deve usar quando estiver na Loja que ele é membro, porém, não ocupa cargo? (Sendo ele um Mestre Instalado em outra Loja).

Ele pode usar os paramentos de Mestre Instalado do Rito Escocês nas sessões do Rito Adonhiramita? (Lembrando que não se trata de estar em visita a Loja, como já dito, ele é membro da Loja).

Agradeço sua inestimável ajuda para esclarecermos essa dúvida. 

 

COMENTÁRIO.

 

O Mestre Instalado é o título honorífico (não é grau) dado a um ex-Venerável Mestre que será sempre um Mestre Instalado em qualquer das Lojas em que ele for membro. No nosso caso são duas Lojas de ritos diferentes, uma do Rito Adonhiramita e outra do Rito Escocês Antigo e Aceito.

Conforme as Obediências, pode existir diferença entre os paramentos, mesmo sendo de um mesmo rito. Algumas podem ser sutis e outras acentuadas.

Em face a esse obreiro ser membro de duas Lojas com ritos diferentes, ele deve então usar os paramentos de acordo com o Rito que cada uma das Lojas pratique.

Em síntese, como ele não é um visitante, mas é um membro filiado da Loja, então ele deve se adequar aos costumes do rito praticado por essa Loja.

Vale a pena mencionar que esse Mestre Instalado recebeu seu título honorífico de Mestre Instalado uma so única vez, com isso ele será, ad aeternum, um Mestre Instalado (ex-Venerável) em qualquer Loja.

Obviamente que ele por primeiro deve ter recebido seus paramentos do rito da Loja em que ele fora instalado. Desse modo, se mais tarde ele vier ter dupla filiação e a outra Loja praticar rito diferente da primeira, ele deverá se paramentar como Mestre Instalado do rito da Loja em que ele estiver filiado e trabalhando.

Isso é diferente de um Mestre Instalado visitante que, ao se apresentar em visita, usa os seus paramentos, não importando se o rito praticado pela Loja anfitriã for diferente do seu.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

SET/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário