quarta-feira, 14 de setembro de 2022

PRESENÇA DO GRÃO-MESTRE E O ÚLTIMO A FALAR EM LOJA

O Respeitável Irmão José Aparecido dos Santos, sem mencionar o nome da Loja, REAA, GOP (COMAB), Oriente de Londrina, Estado do Paraná, apresenta a dúvida seguinte:

 

GRÃO-MESTRE PRESENTE E O ÚLTIMO A FALAR EM LOJA.

 

Meu amado amigo, irmão Pedro Juk

Em leitura em nosso Ritual de Aprendiz do REAA e também da Constituição, o qual pertenço ao GOP PR, tive algumas dúvidas e gostaria de ver se o amigo, irmão pode nos tirar tais dúvidas!

- PROTOCOLO DE RECEPÇÃO E TRATAMENTO: São situações onde tem o grau de autoridades, para entrada e saída do Templo (cortejo), sendo que no Grande Oriente do Paraná GOP PR., o único que pode ter o malhete em Sessão Maçônica, é o Grão Mestre ou Grão Mestre Adjunto, sendo que mesmo que retorne o malhete ao Venerável Mestre, para conduzir a Sessão Maçônica, este tem o nível de condução da Sessão. Correto?

- USO DA PALAVRA EM LOJA: O Venerável Mestre solta a palavra na Coluna do Sul, do


Norte e vem para o Oriente, sendo que não tendo o Grão Mestre ou Grão Mestre Adjunto, a última palavra para finalizar o uso da palavra, é do Venerável Mestre! Correto?

Agora, se o Grão Mestre ou Grão Mestre Adjunto, está na Sessão e pegou o malhete e retornou para o Venerável Mestre, o final do uso da palavra, é do Grão Mestre ou Grão Mestre Adjunto, conforme consta no Ritual em uso da palavra.

A nossa pergunta, é a seguinte:

Não estando presente o Grão Mestre ou Grão Mestre Adjunto, a palavra de encerramento, é do Venerável Mestre e não de autoridades que estejam presentes na Sessão! Correto ou não?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Seguem comentários que abordam as práticas mais consagradas nesse particular, não obstante alguns rituais e regulamentos de algumas Obediências possam até determinar praticas um pouco diferenciadas. No contexto da sua questão, geralmente são essas as ações mais comuns para os casos:

 

1.    O Grão-Mestre recebe o malhete. Nessa condição existem duas possibilidades. A primeira é a de que o Grão-Mestre, ou o seu Adjunto, de posse do primeiro malhete, por prerrogativa dele dirija os trabalhos. Nesse caso ele ocupará o trono, ficando o Venerável Mestre sentado na cadeira de honra à direita da cadeira central do altar (de quem do Oriente olha para o Ocidente).

A outra situação - que geralmente é a mais comum - inclusive prevista nos regulamentos de muitas Obediências, é a de que o Grão-Mestre, ou seu Adjunto, receba o malhete, mas antes de ocupar seu lugar o devolva ao Venerável Mestre para que este conduza os trabalhos. Nesse caso, o Venerável Mestre ocupará o trono (cadeira central) enquanto que o Grão-Mestre, ou o seu Adjunto, toma assento na cadeira de honra que fica à direita da cadeira central no altar (de quem do Oriente olha para o Ocidente).

No caso da primeira possibilidade, é o Grão-Mestre que, de posse do 1º malhete, é o dirigente dos trabalhos. Na segunda possibilidade não, pois ele ao devolver o malhete abdica da direção dos trabalhos naquela ocasião.

Assim, o dirigente é sempre aquele que estiver detento o primeiro malhete na oportunidade, mesmo que o Grão-Mestre, ou o seu Adjunto, estejam presentes nas cadeiras de honra à direita e à esquerda do trono.

 

2.    O último a falar. Não estando presente o Grão-Mestre, ou o seu Adjunto, o último que usa a palavra no período da Palavra a Bem da Ordem é o Venerável Mestre. Nesse caso, ele faz os comentários finais necessários e a seguir passa a palavra ao Orador para que, sob o ponto de vista legal, este dê as suas conclusões. Dadas as mesmas pelo Orador, procede-se ao encerramento ritualístico.

Estando presente o Grão-Mestre, ou o seu Adjunto, dirigindo ou não os trabalhos, ele, ou o seu Adjunto, fala por último, isto é, após as conclusões do Orador. Completada a fala do Grão-Mestre, ou do Adjunto, dá-se início ao encerramento ritualístico.

 

3.    Outras autoridades presentes. Não estando presente o Grão-Mestre, ou o seu Adjunto, outras autoridades que por ventura estejam presentes pedem a palavra ao Venerável Mestre, portanto, falam antes dos comentários finais do Venerável e das conclusões do Orador.

Reitero, a única autoridade que fala após as conclusões do Orador é o Grão-Mestre, ou o seu Adjunto. Outras autoridades que eventualmente se façam presentes falam no período da Palavra a Bem da Ordem antes da fala final do Venerável Mestre.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

SET/20200

3 comentários:

  1. Eminente Irmão, a orientação acima é valida na integralidade também para a Ritualística do GOB? ( apenas para ficar bem esclarecido)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta foi dada para Irmão da COMAB. Os procedimentos no GOB, salvo melhor juízo, são parecidos, mas depende dos ritos praticados na Obediência. Em linhas gerais serve para todos.

      Excluir
  2. No caso da Resposta é prática do REAA.

    ResponderExcluir