terça-feira, 20 de setembro de 2022

O MALHETE E A POSTURA DO VIGILANTE

Em 17.03.2022 o Respeitável Irmão Pedro Guglielme Neto, Loja Cavaleiros da Paz, 164, GOP (COMAB), Oriente de Curitiba, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão:

 

POSTURA DO VIGILANTE

 

Surgiu uma dúvida na sessão de ontem na nossa loja, onde o Irmão 2º Vigilante deve colocar o malhete na hora do cumprimento para receber a Palavra Sagrada do Diácono? Passa para a mão esquerda ou deposita sobre a sua mesa de Vigilante?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

No REAA, as Luzes da Loja (Venerável Mestre e os Vigilantes), ao ficarem em pé no seu lugar em Loja aberta ficam à Ordem normalmente, isto é, deixam os seus respectivos malhetes para compor o Sinal como todos os demais da Loja.

Infelizmente ainda persiste por parte de alguns o anacrônico gesto de, ao ficar em pé, pousar o malhete no lado esquerdo do peito.

Para o bem da ritualística isso deve ser evitado, salvo quando por dever de ofício as Luzes precisem se ausentar dos seus lugares trazendo consigo o malhete.

Fora isso, o Venerável Mestre e os Vigilantes ao ficarem à Ordem deixam seus respectivos malhetes para compor o Sin com a mão, ou mãos se for o caso.

Entretanto, há uma única situação onde é recomendável que o 1º Vigilante empunhe o malhete. Ela ocorre quando o Vigilante, na abertura dos trabalhos no Grau d
e Aprendiz Maçom do REAA, do seu lugar, verifica se todos os presentes nas Colunas são maçons.

Nesse caso, o 1º Vigilante deve ficar em pé com o malhete pousado no lado esquerdo do peito. Essa postura se justifica para que o Vigilante não demonstre naquele momento o Sin àqueles que deverão fazê-lo como forma de se identificar como maçons.

Assim, fora essa passagem ritualística onde o 1º Vigilante, por dever de ofício empunha o malhete, nas outras ocasiões, em Loja aberta, as Luzes da Loja ao se colocarem à Ordem compõem o Sin normalmente com a(s) mão(s).

Concluindo, no caso da transmissão da Pal Sagr, quando a ocasião exigir que os protagonistas fiquem à Ordem, os titulares que usam malhetes devem deixá-los sobre a mesa e fazer o Sin normalmente como os demais.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

SET/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário