quinta-feira, 8 de setembro de 2022

PARAMENTOS DO MESTRE INSTALADO NAS DIVERSAS OBEDIÊNCIAS

Em 15.03.2022 o Respeitável Irmão Adeildo José Ferreira da Penha, Loja Heróis de 1817, REAA, GOIPE (COMAB), Oriente de Recife, Estado de Pernambuco, faz a seguinte pergunta:

 

PARAMENTOS DO MESTRE INSTALADO

 

Meu estimado irmão, boa noite! Sou Mestre Maçom Instalado, com mais de uma década de ordem. Sou de Recife-PE, do GOIPE, qual é realmente o paramento do MI?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Vale antes destacar que o Mestre Instalado é um título honorífico dado ao Mestre maçom que fora um dia eleito para o cargo de Venerável Mestre. Mestre Instalado não é grau.

Deixando o veneralato da Loja ele é o ex-Venerável. Aquele que acaba de deixar o cargo é conhecido como o ex-Venerável mais recente da Loja.

Na Maçonaria Brasileira, as Obediências regulares adotam as alfaias para o Mestre Instalado. Nesse sentido, geralmente o avental e o colar são bastante parecidos com os do Venerável Mestre de ofício, diferenciando-se a joia que, no caso da do ex-Venerável para os ritos de origem francesa é um conjunto composto por um Esquadro sobre um Compasso, cujas pontas repousam sobre um arco graduado correspondente a um quarto de
círculo. Esse conjunto traz ao centro a representação de um olho onividente.

Por ser um símbolo representativo do poder, o ex-Venerável Mestre não deve usar punhos. Nesse caso eles são restritos ao Venerável Mestre.

Os Ritos de origem anglo-saxônica, como é o caso do Rito de York, de onde é de fato original a instalação, trazem como joia do ex-Venerável um pictograma representativo da 47ª Proposição de Euclides.

Algumas Obediências, como é o caso do GOB, também trazem bordada, ao centro do avental do Mestre Instalado, a sua respectiva joia, tal qual a joia pendente do colar.

Como particularidade, pode-se dizer que em todas as Obediências os aventais, tanto o do Venerável Mestre, assim como o do ex-Venerável, trazem um conjunto simbólico representativo da perpendicular unida ao nível (dois desses conjuntos sobre o
corpo baixo do avental e um sobre a respectiva abeta). Esse objeto simbólico relativo ao nível e ao prumo é erradamente ainda conhecido como a letra grega “Tau” invertida que, se diga de passagem, nada tem a ver com as origens de ofício da Maçonaria.

De fato, o título consagrado para esse símbolo é o de a perpendicular e o nível, sobretudo porque ambos são elementos imprescindíveis na arte das edificações.

Ainda como particularidade, todos os aventais também trazem em ambos os lados, à direita e à esquerda, duas fitas que terminam em pingentes com sete pêndulos (bolinhas de metal) cada um.

Outro aspecto para ser considerado é que os colares, conforme o Rito e a Obediência, podem trazer diferentes bordados decorativos. Há ainda as cores predominantes dos paramentos que podem se diferenciar conforme os ritos e Obediências. Os debruns podem ser azuis ou encarnados. As joias e galões podem ser douradas ou prateadas. Alguns aventais ainda trazem as letras M e B.

A bem da verdade não há uma padronização para essas alfaias, sobretudo porque muitos desses costumes não se coadunam com a originalidade de alguns ritos. Em síntese, vale para cada Obediência aquilo que ela adotar.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

SET/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário