quinta-feira, 1 de setembro de 2022

SAUDAÇÃO PELO SINAL EM LOJA - REAA

 O Respeitável Irmão Jackson Roberto Stork, Loja 13 de Maio II, 2167, REAA, GOB-MT, Oriente de Tangará da Serra, Estado de Mato Grosso, formula a questão seguinte:

 

SAUDAÇÃO PELO SINAL

 

Tenho uma dúvida quanto ao retorno do Orador ao seu lugar depois da abertura do Livro da Lei.

Acho que vi em alguma de suas palestras que o Orador, ao retornar ao seu lugar, simplesmente se senta, sem fazer o Sin de Ordem e nem o desfazer. Isto está correto?

Se sim. Neste mesmo entendimento então qualquer Irmão que for conduzido ao seu lugar pelo Mestre de Cerimônias também não precisa fazer o Sin de Ord? Somente senta-se ao
chegar ao seu lugar?

Ou seja, se o fiz, me parece que seria uma espécie de saudação ao Mestre de Cerimonias que já se sabe não existir. Seria Isto?

E o Mestre de Cerimônias, após cumprir o seu dever e retornar ao seu lugar também simplesmente se senta, não precisa fazer o sinal e desfazê-lo, parecendo ser uma saudação ao Venerável, que também se sabe não existir?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Especificamente, no tocante aos deslocamentos do Orador para abrir o Livro da Lei, este, conforme prescreve o ritual e o SOR, ao retornar ao seu lugar conduzido pelo Mestre de Cerimônias, permanece em pé, portanto à Ordem, até que todos recebam a autorização do Venerável Mestre para tomar assento. Obviamente que o Orador, antes de sentar, como os outros, também desfaz o Sinal de Ordem pelo Sin Pen. Destaco que o gesto de desfazer o Sin de Ord pelo Si Pen nesse momento não pode ser confundido com saudação maçônica.

Ao fechar o Livro da Lei quando do encerramento dos trabalhos, o Orador, conforme o previsto no ritual e no SOR, como todos os demais, desfaz o Sin na forma de costume logo que o Livro da Lei for fechado. Nesse sentido, o Orador, de retorno ao seu lugar, conduzido pelo Mestre de Cerimônias permanece em pé, mas sem Sin∴, como todos os presentes até se retirarem do Templo.

Em linhas gerais, quando se trata daqueles que são conduzidos, ou se deslocam em Loja aberta, a exemplo do Mestre de Cerimônias, estes, ao chegarem nos seus respectivos lugares, simplesmente tomam assento sem fazer sinal algum, pois não existe saudação nesse momento.

Além disso, o Ritual do Aprendiz do REAA é claro na sua página 42 quando menciona os únicos momentos em que há saudação em Loja.

Destaco que quando alguém estiver em pé e parado em Loja aberta, no REAA fica-se à Ordem. Para desfazer o Sinal antes de sentar, ou mesmo prosseguir em deslocamento, obrigatoriamente se desfaz o Sinal de Ordem pelo Sin Pen (Gut). Ora, isso não é saudação, mas a forma correta de se fazer o Sin de Ord.

Atente-se que conforme a circunstância, o Sin Pen pode ser uma saudação maçônica, ou simplesmente a forma de costume de se desfazer o Sin de Ord.

Remeto o Irmão ao Sistema de Orientação Ritualística – SOR, itens 23 e 24 que tratam do Sin de Ord e o Sin Pen (Gut). Lá encontra-se a explicação sobre os dois momentos de um Sin, o estático e o dinâmico.

Vale lembrar que o SOR – Sistema de Orientação Ritualística  se encontra na página oficial do GOB e foi criado pelo Decreto 1784/2019 do Grão-Mestre Geral para aplicação imediata sobre os rituais até as suas novas edições.

Concluindo, fora situações específicas descritas no ritual, quando alguém em deslocamento chegar de retorno ao seu lugar, não faz sinal algum, simplesmente toma assento. Não há razão para se compor e desfazer o Sin nesse momento, pois não existe nessa oportunidade nenhuma saudação prevista.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

SET/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário