quarta-feira, 31 de agosto de 2022

REAA - BOLSA. CIRCULAÇÃO E ABORDAGEM.

Em 14.03.2022 o Respeitável Irmão Claudinei José da Silva, Loja Cavaleiros Templários, REAA, GOB-SC, Oriente de Fraiburgo, Estado de Santa Catarina, faz a pergunta seguinte:

 

CIRCULAÇÃO E ABORDAGEM NA COLETA

 

Quando da circulação em Loja com o Saco de Propostas e informações e Tronco de Solidariedade, o Ir M de CCer e Hosp fazem a coleta das Luzes e em seguida no ocidente fazem a coleta dos MM.

De cada coluna, primeiro dos ocupantes de cargos ou todos os Mestres independente dos cargos que estão ocupando?

Pois na orientação do GOB apresenta apenas mestres das Col.: do Sul e Norte.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

             No GOB, em se tratando do REAA, como orienta o Sistema de Orientação Ritualística hospedado na plataforma GOB RITUALÍSTICA, a abordagem do oficial circulante – o M de CCer ou o Hosp - se dá na seguinte ordem: primeiro efetua-se a coleta das Luzes da Loja (Venerável Mestre, 1º e 2º Vigilantes respectivamente); em seguida o Orador, o Secretário e o Cobridor Interno. Cumprida na ordem a coleta desses seis primeiros cargos, o oficial circulante aborda logo a seguir os ocupantes das duas cadeiras de honra que ficam ao lado direito e esquerdo do Venerável Mestre; depois, indiscriminadamente, todos os demais ocupantes do Oriente. Concluída a coleta no Oriente, em seguida são abordados indiscriminadamente todos os Mestres Maçons da Coluna do Sul; da mesma forma os Mestres da Coluna do Norte. Em seguida os Companheiros e os Aprendizes. Encerrando o giro, o próprio oficial circulante (M de CCer ou Hosp), auxiliado pelo Cobridor Interno, deposita a sua coluna gravada ou o óbolo e se coloca novamente entre CCol.

Por oportuno, vale mencionar que a única sequência de abordagem por cargo se dá para os seis primeiros mencionados (Ven, VVig, Orad, Secr e Cobr Int. Fora isso, tanto no Oriente, como nas Colunas não existe ordem de coleta para aqueles que estejam ocupando cargos.

Como todos os que ocupam cargos são obrigatoriamente Mestres Maçons (Art. 229 do RGF), não há ordem de precedência entre eles, independente de estarem ou não ocupando cargos.

Confira o que está previsto oficialmente no SOR, hospedado na página oficial do GOB, pois as orientações ali contidas, amparadas pelo Decreto 1784/2019 do Grão-Mestre Geral, são para aplicação imediata sobre os rituais até as suas novas edições.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

AGO/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário