quarta-feira, 24 de agosto de 2022

PEDRA CÚBICA - PRIMEIRO TRABALHO DO COMPANHEIRO

Em 02.03.2022 o Irmão Bruno Victor Santos, Companheiro Maçom da Loja José de Souza Marque, 2098, REAA, GOB-RJ, Oriente e Estado do Rio de Janeiro, apresenta a seguinte questão:

 

PRIMEIRO TRABALHO DO COMPANHEIRO.

 

Na minha cerimônia de Elevação, houve o levantamento de uma dúvida:

Quando fui conduzido pelo Irmão 1º Experto para trabalhar a pedra polida, me deram o malho e o cinzel.

Alguns irmãos questionaram o uso do cinzel, já que a pedra está polida. Não obtivemos êxito em encontrar alguma referência no ritual.

Busco aqui, instrução e esclarecimentos de vossa parte para enriquecer meus estudos.


 CONSIDERAÇÕES.

Essas orientações se encontram na página oficial do GOB, plataforma GOB RITUALÍSTICA – SOR - Sistema de Orientação Ritualística. Destaco que o SOR, amparado pelo Decreto 1784/2019 do Grão-Mestre Geral, é para aplicação imediata sobre os rituais do GOB.

No tocante à sua questão propriamente dita, o trabalho do Companheiro sobre a Pedra Cúbica é apenas como o Maço, isto é, sem o Cinzel.

Como obreiro simbolicamente mais evoluído, o Companheiro sabe controlar a sua força no assentamento das pedras durante a elevação das paredes.

Com discernimento ele ajusta o assentamento golpeando apropriadamente o Maço sobre a Pedra desbastada e esquadrejada o necessário para não a esfacelar.

Significa a força controlada. Note que o trabalho do Companheiro é sobre a Pedra Cúbica, isto é, desbastada e livre de arestas para servir como elemento construtivo no erguimento das paredes.

Sob o aspecto iniciático representa a evolução do obreiro.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

AGO/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário