sábado, 27 de agosto de 2022

PRÉSTITO DE INGRESSO E O TÍTULO DISTINTIVO DE "G. A. D. U."

Em 08.03.2022 o Companheiro Maçom Irmão Roberto Nardi Silva Barbosa, Loja Estrela de Imbituva, 0564, GOB-PR, REAA, Oriente de Imbituva, Estado do Paraná, solicita os seguintes esclarecimentos:

 PRÉSTITO E TITULO A G D G A D U

 Trago duas perguntas.

1 - Na entrada no templo, consta no livro de procedimentos e no site do SOR que o préstito deve ser organizado antes da entrada, e esta deve ser feita em silêncio, logo é incorreto da parte do mestre de cerimônias anunciar os graus durante a entrada, certo?

2 - Já vimos tanto em nossa loja quanto em outras no momento em que o irmão inicia uma apresentação de trabalho, SEMPRE começar com "à gloria do Arquiteto do Universo". Gostaria de lhe perguntar se existe essa exigência dentro da nossa ritualística, e existindo de onde teria surgido e qual a justificativa para tal, não encontramos.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

01.  No REAA o préstito é formado no Átrio para o ingresso de modo organizado no Templo. O Mestre de Cerimônias distribui as joias dos respectivos cargos e organiza a ordem de entrada conforme previsto no ritual. No momento do ingresso costumeiramente e de modo genérico o Mestre de Cerimônias comanda a entrada – Aprendizes, Companheiros, Mestres sem cargo, Oficiais, etc. Obviamente que os procedimentos de ingresso se dão conforme a ocasião, isto é, podem estar presentes autoridades e visitantes, cujos quais compõem o préstito conforme nossos regulamentos e costumes.

02.  O título G A D U em Maçonaria assume um caráter conciliatório no que diz respeito à crença de cada um dos seus membros. Conforme os Ritos, sua designação pode aparecer como Supremo Arquiteto, Supre Árbitro, etc. Mas tudo com o caráter de exaltar um único personagem para a Divindade.

Nesse contexto, principalmente na Maçonaria latina, adquiriu-se o hábito de se colocar


em documentos e correspondência como termo inicial a frase “À G D G A D U∴”.

Atualmente essa prática é mantida em muitas Lojas e Obediências, mas não em caráter de obrigatoriedade, porém como preservação de usos e costumes.

A sigla “G A D U∴” dada ao Criador, Ente-Supremo ou Deus, filosoficamente, segundo alguns exegetas, teve origem na Geometria, a quinta ciência das Sete e Artes e Ciências Liberais da Antiguidade.

Nesse contexto, a Geometria, criada no Egito para medir as terras férteis do Rio Nilo, fora levada por sábios gregos à Grécia onde recebeu a conotação filosófica de “O Grande Geômetra”, ou Aquele que instituiu a Ordem, Harmonia e Equilíbrio do Universo.

A Moderna Maçonaria, se valendo desses conceitos, acabou adotando o título de G A D U para o Ente-Supremo Criador do Universo.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

AGO/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário