terça-feira, 13 de setembro de 2022

SAUDAÇÃO EM LOJA E AJUDA DO COBRIDOR NA CIRCULAÇÃO DAS BOLSAS.

O Respeitável Irmão Carlos Fernando Moccelin, Loja Fidelidade, GOB-PR, REAA, Oriente de Londrina, Estado do Paraná, apresenta as questões abaixo:

 

SAUDAÇÕES EM LOJA

 

Estou trabalhando como mestre de cerimônia em loja do GOB. Constantemente verifico o SOR a fim de melhorar a ritualística. Verificando quanto a saudação, página 42 do ritual de aprendiz bem como diversas explicações em seu blog, verifiquei que não se faz necessário “saudação” antes do deslocamento em loja. Algumas dúvidas - estando em pé, devemos ficar à ordem (considerando loja aberta) - aqui uma consideração da dúvida - entrada e saída do Oriente, sempre realizar a saudação ao Venerável (alguns falam que se faz a saudação ao IOD ou ao Delta); - no saco de propostas (e tb no tronco), quando ajudado pelo cobridor, há saudação entre os mestres? (Visto que o cobridor fica em pé, logo fica à ordem, descarrega o sinal, pega o saco) nesse momento o mestre, em seu ofício fica sem o saco e em pé em loja, (fica à ordem?), coloca a proposta/óbolo, fica à Ordem (pois continua em pé), da mesma forma o cobridor entrega o saco, fica à ordem, desfaz o sinal e senta-se. Ao retornar, ao lugar o MC/hospitaleiro, senta-se sem necessidade de “saudar”. Seria esse o procedimento?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Saudação ao ingressar no Oriente. - Destaco o que menciona o Ritual em vigência do REAA no GOB: saudações em Loja são feitas exclusivamente ao Venerável Mestre quando se ingressa e sai do Oriente ou às Luzes da Loja (Venerável e Vigilantes) quando da entrada formal ou retirada definitiva do templo. Note que em nenhuma dessas situações está prevista qualquer saudação ao Delta. Assim, reitero que essas são as únicas ocasiões em que há saudação pelo sinal em Loja.

Em se tratando do REAA, quando alguém tiver que permanecer por algum tempo em pé e parado em Loja aberta - ou para usar da palavra, ou aguardar providências por dever de ofício - deve ficar à Ordem, o que não deve ser confundido com saudação maçônica, já que saudação em Loja somente ocorre nas ocasiões previstas no Ritual (página 42). É bom que se diga que saudação em Loja é sempre feita pelo Sinal, contudo, conforme a ocasião, fazer o Sinal nem sempre significa saudação. Colocamos essa orientação no SOR, Sistema de Orientação Ritualística.

Sem excessos de preciosismo, o Cobridor Interno ao levantar para ajudar o
M
de CCer ou o Hosp segurando a bolsa, não precisa ficar à Ordem, pois essa ocorrência se dá de modo transitório e rápido. O mesmo também ocorre com os dois oficiais transeuntes nesse momento, isto é, pela brevidade da ação também não precisam compor sinal.

Quem usa a palavra fala à Ordem. - Nesse caso, antes de sentar o protagonista desfaz o sinal na forma de costume (pelo Sin Pen), pois ninguém fica à Ordem sentado. Ao se desfazer o sinal antes de sentar não significa estar prestando uma saudação maçônica.

Já os oficiais que por dever de ofício transitam em Loja (M CCer, Hosp, DDiác, etc.), ao retornarem aos seus lugares, antes de sentar não fazem sinal algum, isto é, tomam assento imediatamente. Não faz sentido a composição do sinal nesse momento pela brevidade da ação de se tomar assento imediatamente. Também nesse momento não há saudação.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

SET/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário