terça-feira, 13 de setembro de 2022

PARAMENTOS DIFERENCIADOS PARA OS VIGILANTES E FAIXA DO MESTRE

Respeitável Irmão Carlos Fernando Moccelin, Loja Fidelidade, GOB-PR, REAA, Oriente de Londrina, Estado do Paraná, apresenta as questões abaixo:

 

PARAMENTOS DOS VIGILANTES E FAIXA DO MESTRE PARA OS COBRIDORES E EXPERTOS

 

Verifiquei junto ao SOR, Ritual de Mestre, sobre os paramentos dos VVig

Consta não utilizar punhos, e fazer uso do avental de Mestre.

Como Mestre de Cerimônias, levei isso ao Venerável Mestre e aos VVig e talvez por descontentamento de ter comprado o paramento não aceitaram bem tal mudança, inclusive alegando que seria somente para sessão de Mestre a observação (visto estar no ritual de mestre).

A dúvida é, paramentos em qualquer sessão, é avental de mestre + colar com a joia do cargo (sem punhos e avental de 1º e 2º Vig). Punho somente o Venerável Mestre.

Já os CCobr e EEXp devem utilizar além do colar, as faixas de mestre, relacionadas as espadas (coldre da espada).

 

CONSIDERAÇÕES.

 

                            Sobre os paramentos diferenciados para os Vigilantes não há nada proibindo o uso desses paramentos. O que destacamos no SOR foi que um Vigilante pode perfeitamente trabalhar com o avental de Mestre Maçom, vestindo o colar igual aos demais com a respectiva joia do cargo e sem utilizar punhos.

Na futura edição de novos rituais, quando autorizadas pelo Grão-Mestre Geral, os paramentos dos Vigilantes não serão mais diferenciados dos demais no REAA, restringindo-se a identificação do cargo apenas à joia distintiva.

Em face a isso, não existe por enquanto nada proibido, senão orientando nesse sentido. Assim, a Loja que possuir paramentos diferenciados para os seus Vigilantes pode perfeitamente continuar a usá-los.

A bem da verdade, os Vigilantes no REAA originalmente não usam alfaias diferenciadas e nem punhos. Os punhos, inclusive, são elementos que simbolizam o poder auferido ao Venerável Mestre durante o seu mandato. Ex-Veneráveis (Mestres Instalados) não usam punhos.

Na hipótese do Vigilante possuir o título honorífico de Mestre Instalado, então ele usa os seus paramentos de Mestre Instalado (colar, joia e avental do M I), entretanto veste por cima do seu colar um outro com a joia distintiva do cargo de Vigilante.

No que diz respeito aos Cobridores e Expertos, orientamos no SOR também o uso da faixa de Mestre por baixo do colar que traz a joia distintiva. Isso se dá porque a faixa que compõe os paramentos do Mestre Maçom – reminiscência dos talabartes – traz um dispositivo junto à joia que serve para acondicionar a espada. Como os Cobridores e Expertos utilizam espadas no desempenho do seu ofício, o dispositivo da faixa supre a necessidade do acondicionamento das mesmas quando o titular não a estiver a empunhando.

 

 

T.F.A.

 

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

SET/2022

6 comentários:

  1. O que seria esse dispositivo para a espada? Uma bainha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pequena presilha, geralmente de metal que é fixada atrás do encosto da cadeira e serve para descansar a espada. T.F.A.

      Excluir
  2. Caro Ir. Pedro Juk, cumprimentando-o, pergunto: qual a justificativa, ou justificativas, ritualísticas e/ou simbólicas (considerando que MI não é simbólico, apenas honorífico), para essa passagem da resposta: "Na hipótese do Vigilante possuir o título honorífico de Mestre Instalado, então ele usa os seus paramentos de Mestre Instalado (colar, joia e avental do M∴ I∴), entretanto veste por cima do seu colar um outro com a joia distintiva do cargo de Vigilante"? No ritual do REAA, s.m.j., nada há neste sentido, e aparentemente a orientação ritualística do ritual e do SOR é no sentido contrário, quando menciona que apenas os cobridores e expertos utilizam sobreposição de faixa e colar. Obrigado desde já pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de mais nada, não sou eu quem diz que o MI é um título honorífico, contudo, é o que consta no RGF como categoria especial honorífica, não grau. Posto isso, lembro que um Mestre Maçom eleito para o veneralato de uma Loja recebe o título de Mestre Instalado. Deixando o cargo, ele continua Mestre Instalado. Segundo o Ritual, o Mestre Instalado possui paramentos próprios, ou seja, avental, colar e joia. Assim, ele será eternamente um MI, por conseguinte, possui seus próprios paramentos. Em atividade, ocupando um cargo da Loja, seja ele eletivo ou por nomeação, o Mestre Instalado não deixa de ser Mestre Instalado (não é grau, mas um título honorífico) quando ocupa um cargo. Desse modo, ele se paramenta como MI e ao assumir um cargo, como Dignidade de Loja, coloca sobre o colar, o outro que o distingue no cargo ora ocupado. É só uma questão de lógica, e não uma coisa que precise estar escrito. T.F.A. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  3. Ir. Pedro Juk, obrigado pela resposta. Sim, a honorabilidades é regulamentar, perfeito. Mas para sanar por completo a dúvida, sem querer contestar o entendimento do irmão, bem mais abalizado por óbvio, humildemente pergunto se o avental de MI, diferente inclusive do V.M, já não seria suficiente para identificar a categoria especial honorífica do irmão, considerando que, por expressa determinação do ritual, na ocupação de cargo os demais mestres (exceto cobridores e expertos) não usam suas faixas de mestres, e estarão identificados como M.M. exclusivamente pelo avental próprio, que segundo sempre ouvi em loja é o paramento essencial do maçom? Desde já agradeço ao irmão pela possibilidade de debater em bom nível o tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se justifica um erro com outro. O Mestre Maçom deve usar os paramentos completos conforme menciona o ritual. Por conseguinte, assim também ocorre com o MI. Em lugar algum so ritual é mencionado que existe algo opcional nos paramentos. Ou seja, Ninguém se apresenta (ou pelo menos não deveria) se apresentar "meio" paramentado. Assim também me parece que ninguém é "meio mestre maçom", ou mesmo "meio mestre instalado", Penso que o Venerável Mestre deve exigir dos seus obreiros que eles se apresentem em Loja de acordo com o que prescreve a Lei. Cabe ao Orador fiscalizar tal cumprimento. T.F.A.

      Excluir