sábado, 11 de março de 2023

IRMÃO AUSENTE E A COLETA DO ÓBOLO

Em 25.10.2022 o Respeitável Irmão Édson dos Santos, Loja Regeneração Sul Baiana, 994, REAA, GOB-BA, Oriente de Ilhéus, Estado da Bahia, apresenta as dúvidas seguintes:

 

IRMÃO AUSENTE E O ÓBOLO

 

A justificativa por não ter vindo à Loja é necessário? Mesmo sem enviar o óbolo? Pesquisei e não consegui resposta.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

                       Assuntos que envolvem justificativas de faltas e outros do gênero não são matérias de ritualística, portanto, dúvidas nesse sentido devem ser encaminhadas a quem de direito, ao Orador da Loja, por exemplo, ou à Secretaria Estadual da Guarda dos Selos.

Quanto a Irmão ausente que envia óbolo, não está previsto por ser algo de feitio equivocado. O óbolo deve ser depositado em Loja no momento especificado pelo ritual, ou seja, quando o titular ritualisticamente fizer a coleta no giro do tronco. Assim, depositam o óbolo apenas Irmãos que estiverem presentes à sessão. A doação é pessoal e ninguém pode depositar óbolo por outra pessoa, e muito menos anunciar esse disparate.

Uma das primeiras lições que aprendemos na Maçonaria sobre a caridade é de que ela deve ser sigilosa, portanto, não faz sentido alguém “enviar óbolo por outrem”.

 

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

MAR/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário