domingo, 2 de maio de 2021

LIVRO DE PRESENÇAS - QUANDO O VENERÁVEL MESTRE ASSINA?


Em 03/09/2020 um Respeitável Irmão de uma Loja do GOB-RJ, REAA, Oriente de Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro, formula a seguinte questão: (questão já respondida diretamente ao consulente pelo New GOB Net.)

QUANDO O VENERÁVEL ASSINA O LIVRO DE PRESENÇAS?

É atribuição do Venerável Mestre encerrar o Livro de Presenças conforme consta no RGF. Desse modo pergunto: qual o momento correto para que o Venerável o faça?

CONSIDERAÇÕES

De tudo, o mais importante é que o Venerável Mestre seja o último a assinar o livro


de presenças das sessões da sua Loja.

Por uma questão de praticidade é recomendável que ele assine o livro no mesmo instante em que vai assinar a Ata.

Dado a isso é sempre recomendável que a Loja possua para os visitantes um livro próprio, isto é, separado do livro de presença dos Irmãos do Quadro, sobretudo em se considerando que os visitantes podem ingressar nos trabalhos após a Ordem do Dia.

No caso de o Venerável assinar junto com a Ata, o Mestre de Cerimônias, ao conduzir esse livro para as assinaturas, apanha também o livro de presenças com o Chanceler para que o Venerável Mestre nele aponha o seu ne varietur.

Algumas Lojas, por opção, deixam para colher a assinatura do Venerável assim que os trabalhos estejam encerrados. Desse modo, imediatamente após a saída dos Irmãos do Templo, o Chanceler procura o Venerável para dele colher a sua assinatura.

Na hipótese de não existir livro próprio para a assinatura de visitantes, então é preferível que se colha a assinatura do Venerável somente após o encerramento dos trabalhos. Esse procedimento evita que um visitante que tenha ingressado após a Ordem do Dia venha a assinar o livro depois do Venerável.

Por não ser este um ato ritualístico iniciático, porém administrativo, a Loja deve fazer a opção pelo que melhor lhe convir. Destaque-se que qualquer uma das opções aqui descritas não altera a liturgia dos trabalhos. De tudo, o principal é que seja sempre o Venerável Mestre quem encerra o livro de presenças da sua Loja, atendendo assim ao que prescreve o RGF, Artigo 116 Compete ao Venerável Mestre, XVI – encerrar o livro de presença da loja.

 

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br


MAIO/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário