sexta-feira, 27 de maio de 2022

INGRESSO FORMAL EM RETIRADA TEMPORÁRIA

Em 12.10.2021 o Respeitável Irmão José Antonio Wengerkiewicz, Loja União III Luz e Trabalho, 664, REAA, GOB-SC, Oriente de Porto União, Estado de Santa Catarina, formula a seguinte questão.

 

ENTRADA FORMAL

 

Em nossa Loja, ao transformarmos a Loja para grau de Companheiro ou Mestre, quando os Aprendizes deixam o templo são acompanhados por Mestre Instalado. Ao retornarem, lhes é cobrado a marcha, a saudação e, esporadicamente o telhamento. Minha dúvida é a seguinte: o Mestre Instalado que acompanha tem a obrigação de executar a marcha e saudação às Luzes?

 

COMENTÁRIOS

 

Quando a retirada não for definitiva, (cobertura apenas por tempo necessário), os que tiveram o Templo coberto, ao retornarem aos trabalhos, não carecem entrar com formalidades de praxe, pois eles já estavam participando dos trabalhos da Loja.

Quando houver necessidade da cobertura dos trabalhos a alguém, é sempre o Mestre de Cerimônias quem conduz o(s) retirante(s) temporário(s), assim como é ele o guia
que o(s) dirige no retorno ao Templo.

Caso a Loja venha se servir de algum Mestre para fazer companhia àqueles que tiverem o Templo coberto, este os acompanha naturalmente, tanto na saída temporária como no retorno definitivo.

Assim, na retirada temporária e no retorno definitivo não precisa se fazer entrada formal e nem se aplicar o questionário de telhamento, pois todos os protagonistas já estavam participando dos trabalhos. De retorno simplesmente seguem as orientações do Mestre de Cerimônias.

Vale mencionar que os retirantes temporários, e o seu acompanhante, se for o caso, também não precisam saudar as Luzes da Loja quando da retirada, pois isso somente ocorrerá se a retirada for definitiva.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

MAIO/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário