segunda-feira, 30 de maio de 2022

PRÁTICAS INICIÁTICAS INEXISTENTES NO REAA

O Respeitável Irmão Adelmario Lima Pereira, Loja Pensadores Livres, 4448, GOB -BA, sem mencionar o nome do Rito, Oriente de Vitória da Conquista, Estado da Bahia, apresenta a seguinte questão:

 

PROCEDIMENTOS INICIÁTICOS INEXISTENTES.

 

A minha pergunta é referente à Sessão Magna de Iniciação:

1º - Quando da recepção do Candidato em Loja e após o seu retorno da Câmara das Reflexões fazer de forma igual a primeira viagem faz dentro do Templo?

2º - Quando o Candidato fica desn não se utiliza a corda para que o braço fique dobrado? Pois estive em uma Iniciação onde os Candidatos ficaram ddesn com os braços perfilados com a gravada pendurada no pescoço. Gostaria que o Irmão me esclarecesse essas colocações por favor.

 

CONSIDERAÇÕES

 

Pelo que me consta, a Loja Pensadores Livres do GOB-BA passou recentemente a



trabalhar no REAA. Anteriormente praticava o Rito Moderno.

Nesse sentido, as considerações seguintes são para o REAA.

No tocante à primeira questão, no REAA, o Candidato depois de ser conduzido ao Templo pelo seu guia, durante a cerimônia de Iniciação, ele não volta mais a Câmara de Reflexão (não das Reflexões). Quando as viagens simbólicas, o Candidato as fa
z perambulando dentro do Templo conforme especifica o Ritual do REAA, Aprendiz Maçom em vigência e o Sistema de Orientação Ritualística hospedado na página oficial do GOB RITUALÍSTICA.

Reitero, não há no REAA nenhum retorno à Câmara de Reflexão durante a cerimônia de Iniciação e muito menos qualquer “viagem” fora do templo. Se me permites, foi domo EU entendi a sua questão 01.

No tocante à segunda questão, nada disso está previsto no Ritual do REAA in Sessão Magna de Iniciação e nem no SOR. Na Iniciação do REAA, não se utiliza corda para dobrar o braço (sic) e muito menos utilizá-la presa ao pescoço do Candidato. Também não entendi essa dos “braços perfilados” e a “gravada (deve ser gravata) pendurada no pescoço”. Ora isso não existe na cerimônia de iniciação do REAA, portanto fica prejudicado qualquer comentário a respeito.

 

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

MAIO/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário