domingo, 15 de maio de 2022

OBRIGATORIEDADE DA BÍBLIA SOBRE O ALTAR - REAA

Em 08.10.2021 o Respeitável Irmão Carlos Alberto de Souza, Loja Harmonia e Concórdia, 4.418, REAA, GOB-RJ, Oriente do Rio de Janeiro, formula a seguinte pergunta:

 

BÍBLIA SOBRE O ALTAR

 

Meu irmão Pedro Juk, caso ocorra de a Bíblia (Livro da Lei) não tenha sido encontrado para a realização de uma sessão, a Loja fica impossibilitada de realizar a sessão? Ou o que poderá ser colocado em substituição no altar dos juramentos para que se realize a sessão?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Nas tradições, usos e costumes da Moderna Maçonaria, sendo inclusive um landmark moderno, uma Loja maçônica é sempre aberta na presença das Três Grandes Luzes Emblemáticas, ou as Luzes Maiores.

Esse conjunto emblemático é geralmente composto pelo Livro da Lei (Bíblia), pelo Esquadro e pelo Compasso.

O Livro da Lei particularmente representa o código de moral e ética do
iniciado, podendo, dependendo da crença do candidato, também estar presente sobre o altar o Livro da Lei correspondente à fé que ele professa. Por exemplo: o Corão para os Muçulmanos, a Torá para o judaísmo, os Vedas para o hinduísmo, o etc.

No caso do REAA, no ritual de Aprendiz do GOB em vigência, página 17, final do 2º parágrafo consta:

(...) em cima da qual ficam: o L da L (a Bíblia Sagrada), um Esquadro e um Compasso.

Ainda na mesma página do mesmo ritual, parágrafo seguinte, (explicativo) consta em negrito:

(A Bíblia Sagrada é o L da L de uso nas Lojas que praticam o REAA, no entanto, o iniciado ou o Maçom tem o direito de prestar os Juramentos que a Ordem exige, sobre o Livro Sagrado da sua crença. Nesse caso, no momento do compromisso, poderá ser usado outro Livro Sagrado, sem que a Bíblia seja retirada do Altar) – o grifo é meu.

Desse modo, respondendo a sua questão, a presença da Bíblia é obrigatória em qualquer situação. Note que outro Livro da Lei pode ficar sobre o altar para o compromisso, contudo não substitui o trio emblemático.

Em síntese, nessa condição, sem a presença da Bíblia como volume da Lei Sagrada no trio emblemático não existe possibilidade de se abrir a Loja.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

MAIO/2022

2 comentários:

  1. Uma dúvida meu irmão, na Constituição do GOB fala-se da obrigatoriedade de um Livro da Lei Sagrada (Uma da 3 Grandes Luzes), mas em momento algum fala que esse livro seria a Bíblia. Essa obrigatoriedade é do REAA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está associado ao ritual que menciona a Bíblia e dela um trecho específico para leitura. T.F.A.

      Excluir