terça-feira, 19 de julho de 2022

TOQUE NA TRANSMISSÃO DA PALAVRA - TELHAMENTO E TRANSMISSÃO ENTRE AS LUZES

Em 22.01.2022 o Respeitável Irmão Ruy Almeida de Sales, Loja Aristeu dos Santos Ribas, 58, REAA, Grande Oriente do Paraná (COMAB), Oriente de Nova Fátima, Estado do Paraná, solicita o seguinte esclarecimento:

 

TOQUE NA TRANSMISSÃO DA PALAVRA SAGRADA

 


Bom dia. Respeitável Irmão, minha dúvida é sobre o toque na transmissão da palavra Sagrada.

Quem pede a palavra Sagrada dá o toque, e há a necessidade do toque novamente após a transmissão da palavra pelos interlocutores ou não?

 

CONSIDERAÇÕES P/O REAA

 

Nesse contexto existem dois aspectos para serem considerados. Há o toq para se transmitir a pal em um telhamento, ou seja, verificar a qualidade maçônica de um Irmão, e existe a alegoria da transmissão da pal utilizada no REAA quando da abertura e encerramento dos trabalhos. Essa última opção não tem o caráter de telhamento (exame de um maçom).

No telhamento de Aprendiz e de Companheiro, depois de o examinador ter dado o toq e obtido a palavra nos conformes do grau, não se repete mais o toq. No exame do Mestre, vale lembrar que o toq é dado pelos C PP PP.

Na prática ritualística inerente a alegoria da transmissão da Pal Sagr que ocorre entre as Luzes da Loja e os Diáconos, nos graus de Aprendiz e Companheiro não se dá o toq nessa ocasião, e também não há troca de letras ou sílabas entre os interlocutores – quem transmite, dá a palavra por complete. A exceção nessa ocasião é no 3º Grau quando os protagonistas formam os C PP PP para a transmissão. Também nessa ocasião não há troca de sílabas entre os interlocutores. O transmissor transmite a palavra por inteiro.

A liturgia da transmissão da palavra na abertura e encerramento não tem a finalidade de examinar alguém, até porque essa transmissão é feita entre Mestres Maçons que ocupam cargos na Loja.

Infelizmente, alguns rituais trazem uma alternativa capenga e equivocada, isto é, transmitem a palavra no 3º Grau apenas formando a G e girando os ppul para a direita e para a esquerda durante na pronúncia de cada sílaba da Pal Sagr do Mestre. Destaco que isso é de péssima geometria, portanto nada recomendável. Ora, em qualquer situação a Pal Sagr do 3º Grau somente pode ser transmitida com os protagonistas formando entre si os C PP PP. É bom lembrar que no REAA original, Diáconos não portam bastão. Esse, infelizmente, é mais um enxerto no Rito em questão.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

JULHO/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário