domingo, 14 de janeiro de 2024

REAA - PAINEL DA LOJA E PAINEL ALEGORICO - PRANCHETA DO MESTRE

Em 18.08.2023 o Respeitável Irmão Benjamim Baptista Dias. Loja Cavaleiros do Senegal, 315, REAA, GLESP, (CMSB), Oriente de São Paulo, Capital, apresenta a dúvida seguinte:

 

PAINEL DA LOJA

 

Parabéns pelo seu trabalho de compartilhamento do seu conhecimento.

Somos uma Loja trabalhando no rito REAA e jurisdicionados a GLESP.

Usamos os Painéis da Loja dos 3 graus desenhados pelo Ir. John Harris em 1825 e os colocamos na frente do trono do Venerável Mestre.

A pouco tempo passamos a colocar também, junto a mesa do Venerável Mestre, uma Tábua de Delinear tendo o X e uma cerquilha (jogo da velha).

Não encontrei literatura para o uso desta Tábua de Delinear, sei que que seu desenho aparece em um outro Painel da Loja de Aprendiz, pelo que li é o Painel original do REAA.

Por favor gostaria de seu entendimento sobre o significado desta Tábua e seu correto uso.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

               Vamos por parte. Inicialmente devo salientar que originalmente no REAA o simbolismo se faz valer de apenas três painéis, ou seja, simplesmente um para cada grau.

Esses painéis do grau que resumem o conteúdo simbólico da Loja, no REAA ficam abertos durante os trabalhos ao centro no Ocidente e são exclusivamente quadros (painéis) franceses, pois o rito é originário da França, portanto, latino.

Assim, vale também lembrar que a formatação dos painéis franceses se diferencia do dos ingleses, esses últimos, inclusive, são conhecidos como Tábuas de
Delinear (Tracing Boards).

Nesse contexto é oportuno também se observar que no simbolismo do REAA não existem painéis denominados de “alegórico”, não obstante existirem alguns rituais brasileiros para o simbolismo do REAA que acrescentam, além dos painéis originais franceses, também um painel inglês e, na tentativa de justificar essa presença indevida, chamam-no painel alegórico – é o mesmo que o roto falar do rasgado.

O que de fato existe no REAA, mas que nada tem a ver com Painel da Loja que fica no centro do Ocidente, é um painel fixo denominado Retábulo do Oriente que é, nada mais, nada menos, do que a parede localizada abaixo do dossel, imediatamente à retaguarda do Venerável Mestre onde aparecem fixos o Delta Radiante ladeado pelas duas luminárias terrestres - o Sol e a Lua.

No que concerne à Prancheta, que é no REAA um quadro onde aparecem desenhadas as Paralelas Cruzadas e um Xis (Cruz de Santo André), a mesma é uma das joias fixas da Loja e corresponde ao Mestre Maçom, lembrando que a Pedra Bruta é a joia fixa correspondente ao Aprendiz Maçom e a Cúbica ao Companheiro Maçom. Esses elementos são fixos por constituírem um código de moral e ética, nesse sentido devem estar presentes à vista dos maçons.

A “prancheta” é onde simbolicamente o Mestre traça os planos da Obra para os Aprendizes e Companheiros. Desse modo, a mesma não é Painel da Loja e nem mesmo Tábua de Delinear.

Como uma das joias fixas, junto à Pedra Bruta e a Cúbica, a "prancheta" se constitui em um dos elementos simbólicos que fazem parte do corolário de símbolos da imensa maioria dos painéis de Loja dos ritos franceses. No REAA, além de ser um dos símbolos que constituem o painel da Loja, individualmente a prancheta também se faz presente individualmente encostada no frontispício do Altar destinado ao Venerável Mestre, voltada para o Ocidente.

No que se refere novamente ao Painel da Loja, ritos de origem francesa, como é o caso do REAA, devem utilizar painéis de construção francesa. Nesse contexto vale lembrar que os Painéis de Aprendiz, Companheiro e Mestre do REAA possuem flagrantes diferenças quando comparados com as Tábuas de Delinear inglesas.

É bom que se diga que na conjuntura estrutural maçônica existem duas vertentes principais de Maçonaria, a inglesa e a francesa.

Não obstante o objetivo a alcançar seja o mesmo, os conteúdos doutrinários construídos pela conjunção de símbolos e alegorias se diferenciam muitas vezes entre si. Nesse sentido, o que de fato não se pode admitir são os enxertos e o sincretismo de práticas próprias de uns em outros ritos.

Ao concluir devo salientar que infelizmente ainda há no Brasil rituais do REAA que em um equívoco total trazem em um mesmo grau dois painéis de Loja e tentam justificar a inserção alienígena lhe dando o nome de “painel alegórico”, conquanto que, pior ainda, também existam rituais do 3º Grau do REAA que trocam o Painel da Loja francês original pelo Quadro da Loja inglês. No caso, tiraram o do REAA e inseriram o do Rito de York.

 

T. F. A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

JAN/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário