sábado, 27 de janeiro de 2024

ENTREGA DO MALHETE AO GRÃO-MESTRE

Em 22/01/2024 o Poderoso Irmão Derildo, Secretário Estadual de Orientação Ritualística do GOB-ES, apresenta a dúvida seguinte para o REAA.

 

ENTREGA DO MALHETE

 

Em sessão ordinária, a entrada se dá obrigatoriamente em família e, nesse caso, o Grão-Mestre Estadual ou o seu Adjunto entra junto com o Venerável. Nesse caso, qual é o lugar correto para a troca de malhete?

Outra pergunta: É correto na sessão ordinária o Grão Mestre Estadual não entrar com o Venerável e aguardar a abertura da Loja para entrar, só, ou em comitiva para a troca de malhete?

 

CONSIDERAÇÕES:

 

Faz-se a entrega do malhete ao centro do Templo, conforme prescreve o ritual. No caso de sessão Ordinária, não há formalidades porque o Pavilhão Nacional já se encontra hasteado no lugar de costume dentro do Templo.

Sendo assim, o ingresso do Grão-Mestre se dando depois de estarem abertos os trabalhos, a Loja o receberá apenas à Ordem, sem nenhuma outra formalidade. Vale lembrar que o Grão-Mestre de posse do malhete (recebido do Venerável), chegando no Altar deve devolvê-lo ao Venerável Mestre.

               Destaco que tudo isso está descrito no item 2.7 do Ritual de Aprendiz do REAA.

Outrossim, vale lembrar que atendendo ao Decreto 1767/2019 do Grão-Mestre Geral, o Grão-Mestre Adjunto, na ausência do Grão-Mestre titular, também recebe o malhete (com os mesmos procedimentos).

No caso de o Grão-Mestre entrar em família, ou seja, junto com o Venerável Mestre antes da abertura dos trabalhos durante o préstito de entrada, ele recebe o malhete do Venerável no Altar, devolvendo-o depois para que o Venerável Mestre da Loja conduza os trabalhos.

Outra hipótese é a de que o Grão-Mestre ingresse em comitiva logo após a abertura da Loja. Nessa condição, o Venerável Mestre lhe entrega o malhete no centro do Templo conforme prevê o Ritual. Destaque-se que em comitiva formal o Grão-Mestre ingressa seguido dos demais que o acompanham.

Em qualquer situação, estando a Bandeira Nacional dentro do templo, dispensa-se a formação de abóbada e comissão de recepção com estrelas à qualquer autoridade ou portador de título de recompensa, inclusive o Gão-Mestre – vide Decreto 1476/2016 que dispõe sobre o cerimonial para o ingresso do Pavilhão.

 

T.F.A.

 

 

PEDRO JUK - SGOR

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

JAN/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário