sábado, 27 de janeiro de 2024

ALPERCATA E A PREPARAÇÃO DO CANDIDATO

Em 21.08.2023 o Respeitável Irmão Jairo Amaral, Loja Estrela de São Gabriel, REAA, GOB-ES, Oriente de São Gabriel da Palha, Estado do Espírito Santo, apresenta o seguinte:

 

PREPARAÇÃO DO CANDIDATO

 

No nosso Ritual do REAA há a descrição: “A seguir, na Cam de Refl, o(s) C(C)and é(são) preparado(s) pelo Exp, que o(s) ajuda  a ficar de cam, com o p e b esq des; arreg a p da c do lado d acima do j e o p d d ou, se recomendável, c com uma alp ou c”.

Me questionaram sobre a questão do p d se d ou não por esses dias, ao passo, que respondi de acordo com o ritual tão somente.

Mas, fiquei me perguntando qual era a ideia original quando criaram o ritual e como e porque houve essa mudança para a atual.

Se o irmão tiver alguma obra que conhece que eu possa ler, agradeço.

 

CONSIDERAÇÕES

 

                         Ao que me consta nada mudou. O fato é que por uma questão sanitária, em regiões frias e sem calefação apropriada, alguns candidatos podem, ao pisar ddesc sobre o pavimento gelado, obter problemas de saúde.

Evidentemente que para deixar a ocasião mais confortável para o candidato, "permite-se", caso a situação exija, o uso de uma alp ou um chin, geralmente um de modelo tipo hav. Por uma questão de higiene o costume acabaria se generalizando nos ambientes maçônicos durante as iniciações..

Sem dúvida que o chin nada tem de caráter iniciático, pois a verdadeira alegoria iniciática está no p d desc, prática que representa de modo consagrado na Maçonaria a humildade e o respeito pelo ambiente em que o iniciado irá progredir, passo a passo pela sua senda iniciática. Nesse trajeto o andar claud simbolicamente simula o caminhar de um pobre candidato que, despido de todas as vaidades, procura pela Luz Maçônica.

Assim, calç com um chin, ou mesmo andando literalmente com o p d d, o que vale é o significado de ter o p d desn.

Sob o ponto de vista histórico, eu desconheço qualquer registro oficial sobre quando se passou a utilizar uma alp∴, ou outro calç similar.

Sem dúvida isso é costume haurido do período especulativo e nunca foi utilizado nos tempos do ofício, já que se desconhece qualquer existência da alegoria do passo claud nos canteiros da Maçonaria Operativa,  senão mais tarde em Lojas de maçons livres e aceitos.

Literatura apropriada para o caso me parece ser algo um tanto quanto disperso.

Nessa conjuntura, entendo que em se levando em conta a ordem de importância dos fatos, me parece muito mais producente é antes se perscrutar o porquê dos pp cclaud na Iniciação. Qual o seu objetivo na liturgia maçônica? Qual o significado dessa alegoria? O que ela representa na Iniciação? Creio que essas respostas são muito mais importantes do que propriamente se saber quando foi usada uma alp para dar conforto ao postulante.

T.F.A.

 

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

JAN/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário