quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

REAA - ONDE SENTA O VENERÁVEL MESTRE VISITANTE

Em 18.08.2023 o Respeitável Irmão Décio Fraga Jr., Loja Nilson Alves Garcia, 2033, REAA, GOB-GO, Oriente de Goiânia, Estado de Goiás, apresenta o que segue:

 

ONDE SENTA O VENERÁVEL MESTRE VISITANTE

 

Ontem estive visitando uma loja e recomendaram que eu sentasse nas cadeiras do lado esquerdo de quem entra no Oriente. Como autoridade, próximo ao Orador. correto?

Os Mestres Instalados sempre sentaram ao lado direito pelo que me consta. próximo ao Secretário. Segundo o irmão que pediu este procedimento, foi um Ato do GOB BR que definiu que os atuais Veneráveis Mestres (na função ou em exercício) seria assim e Mestres Instalados (que não estão na função atualmente) no lado oposto. Pode confirmar a informação e orientação?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Creio que estamos falando de um Venerável Mestre visitante.

Inicialmente devo salientar que não existe nenhum ato editado nesse sentido expedido pela Secretaria Geral de Orientação Ritualística do GOB, Poder Central.

                        Isso posto para o caso, como Secretário Geral de Orientação Ritualística do GOB, tenho feito os seguintes comentários:

O Venerável Mestre, junto com os Mestres Instalados (ex-veneráveis) são citados como autoridade maçônica da Faixa 01, in Protocolo de Recepção de Autoridades (o grifo é meu), RGF, Artigos 219 e 220.

Nesse sentido, o Venerável Mestre visitante é uma autoridade de acordo com
o Diploma Legal.

Como o Ritual do REAA em vigência traz na sua planta do templo lugares distintos no Oriente destinados às autoridades e aos Mestres Instalados (ex-veneráveis, que também são autoridades da mesma faixa), o Venerável Mestre visitante toma assento no lugar destinado às autoridades (mesmo lado do Orador), notadamente porque ele também é um Venerável Mestre titular na sua Loja. Já os Mestres Instalados, que por si só são ex-veneráveis e também autoridades da faixa 1, conforme o ritual, têm lugar próprio garantido no Oriente (mesmo lado do Secretário).

Embora todos sendo autoridades da faixa um, os ex-Veneráveis ficam à esquerda do Venerável Mestre e o Venerável Mestre visitante à sua direita, todos abaixo do sólio.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

JAN/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário