domingo, 4 de fevereiro de 2024

GOLPE DE MALHETE NO ENCERRAMENTO - REAA

Em 22.08.2023 o Respeitável Irmão Gilson Krupnick, Loja Obreiros da Paz, 2909, REAA, GOB-PR, Oriente de Pinhais, Estado do Paraná, apresenta a dúvida seguinte:

 

GOLPE DE MALHETE NO ENCERRAMENTO

 

Poderia por gentileza nos ajudar com o seguinte ponto por favor:

No encerramento ritualístico do REAA o Venerável Mestre diz, “Irmão 1° Vig podeis fechar a Loja”, e assim segue...

Segue o ponto que precisamos de sua ajuda, em alguns rituais de 2009 terminada a fala do 1° Vig consta uma batida do malhete e em outros não consta. Pergunta: existe ou não essa batida?

 

CONSIDERAÇÕES

 

           A orientação de o 1º Vigilante percutir o seu malhete por uma pancada se encontra no SOR, Sistema de Orientação Ritualística do GOB (Decreto 1784/2019). Sendo assim, essa prática deve ser aplicada sobre os rituais do GOB em vigência.

Nesse sentido, quando do fechamento da Loja pelo 1º Vigilante, de fato existe a percussão por um golpe de malhete. Esse ato existe para dar formalidade ao momento, determinando que a partir dali a Loja está definitivamente fechada para aquela jornada de
trabalho.

É oportuno lembrar que historicamente, nos tempos operativos, já era o 1º Vigilante quem fechava a Loja e pagava os operários, despedindo-os contentes e satisfeitos para o merecido descanso. À vista disso é que na Moderna Maçonaria, nesse instante, o golpe de malhete ocorre para dar solenidade ao ato.

Não obstante a esses comentários, o golpe de malhete no encerramento dos trabalhos pelo 1º Vigilante está previsto em definitivo nos novos rituais que virão em meados de 2024.

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

FEV/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário