domingo, 11 de fevereiro de 2024

TESOUREIRO FALA EM PÉ - REAA

Em 22.08.2023 o Respeitável Irmão Jefferson Zanandrea, Loja Unificação,2053, REAA. GOB-SP, Oriente de Santo André, Estado de São Paulo, apresenta a questão seguinte:

 

TESOUREIRO FALA EM PÉ EM LOJA ABERTA

 

Meu irmão, em visita a uma Loja, estava exercendo o cargo de Orador e quando o Tesoureiro foi falar o valor do Tronco sentado, orientei para que falasse em pé e a Ordem. Fui advertido pelo Deputado da Loja e por um Secretário do Grande Oriente do Brasil de São Paulo, que também é da Loja, que a prática de se levantar é incorreta. Todos que exercem cargos no Ocidente podem falar sentados. Eu achei estranho, mas não disse nada.

Durante a semana pesquisei pela internet o tema, e achei diversos artigos onde o irmão explica sobre essa dúvida. Inclusive em seu Blog, link abaixo.

Na semana seguinte retornei à Loja em questão, e expliquei que o próprio Secretário-Geral Adjunto de Orientação Ritualística para o REAA do GOB esclareceu o tema, e, portanto, deveria ser assunto pacífico o entendimento.

O Deputado da Loja e alguns outros irmãos continuaram o debate, pós encerramento da sessão, afirmando que o Tesoureiro deve falar sentado etc., e que o Grande Oriente do Brasil em breve lançará novo ritual com esses esclarecimentos etc.

Enfim, é uma Loja à qual gosto bastante de visitar, mas infelizmente me sinto mal agora, pois não queria causar desconforto a ninguém. O irmão poderia, por gentileza, esclarecer se existe alguma mudança na ritualística a respeito da fala do Tesoureiro? E se realmente teremos um novo ritual?

 

CONSIDERAÇÕES

 

Inicialmente, em face à questão apresentada, gostaria de informar que atualmente estou como Secretário Geral de Orientação Ritualística do GOB, não o Adjunto para o Rito.

Dito isso, devo de imediato salientar que você está corretíssimo em seu raciocínio, equivocados, de fato, estão a Autoridade e o Deputado (que também é uma autoridade).

No tocante à ritualística do REAA, os únicos que falam sentados em loja aberta no OCIDENTE são os Vigilantes, salvo quando o ritual determinar que ambos falem em pé. Assim, os demais ocupantes das Colunas, inclusive os que estiverem ocupando cargos, obrigatoriamente falam em pé, portanto à Ordem – a propósito ninguém fica à Ordem sentado.

Dito isso, no caso da sua questão, o Tesoureiro, mesmo que ocupe cátedra (mesa e não altar) e seja esse um cargo eletivo, fala, em qualquer situação em pé (à Ordem).

Não existe no REAA qualquer determinação no GOB para que os ocupantes de cargos falem sentados, a não ser os Vigilantes.

À vista disso, reitero que nesse caso as “autoridades” estão completamente enganadas na orientação. À propósito, o SOR, que é um instrumento oficial de orientação ritualística do GOB, não prevê em lugar nenhum que todos os ocupantes de cargo no Ocidente podem falar sentados.

No caso dos novos rituais que virão em meados de 2024, os quais eu estou neles trabalhando, afirmo que não existe nenhuma orientação para que indistintamente ocupantes de cargos falem sentados.

Nesse sentido, como atual Secretário Geral de Orientação Ritualística (Ato de Nomeação 41.743/2023 – GOB) posso lhe garantir que não há nenhuma orientação ou algo previsto para que o Tesoureiro fale sentado em Loja aberta. Orientações contrárias a isso não passam de sofismas.

Ao finalizar só tenho a lamentar que regras básicas do REAA ainda estejam sendo desrespeitadas por mero desconhecimento da ritualística maçônica. Nesse contexto, uma das regras básicas litúrgicas é de que no Ocidente da Loja só podem falar sentados os Vigilantes. Já os demais, inclusive os Oficiais, falam sempre à Ordem.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

FEV/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário