quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

PAVILHÃO NACIONAL - INGRESSO E RETIRADA FORMAL

Em 24.08.2023 o Respeitável Irmão Paulo Faisca, Loja Guaiahó, 3666, REAA, GOB-SP, Oriente de São Vicente, Estado de São Paulo, apresenta a dúvida seguinte:


 INGRESSO FORMAL DO PAVILHÃO NACIONAL

 Quando o Pavilhão Nacional ingressa e é retirado com formalidades? Nas sessões ordinárias há saudação ao Pavilhão Nacional?

 

CONSIDERAÇÕES

 

Conforme menciona o Decreto 1476/2016 do GOB em vigência, a presença do Pavilhão Nacional em todas as Lojas nas sessões abertas é obrigatória. Assim, destaca-se que nas sessões ordinárias, o Pavilhão, sem formalidades é colocado hasteado no Oriente da Loja em lugar especificado pelo Decreto citado, antes da sessão.

      Não havendo entrada formal, no encerramento também a Bandeira não receberá nenhuma saudação e nem será retirada com formalidade. Desse modo, após o encerramento e a saída de todos o Pavilhão será normalmente retirado do recinto. Nesse caso, geralmente a Bandeira é conduzida e guardada no até a próxima sessão.

Já nas sessões magnas, o Pavilhão entra formalmente conforme previsto no Ritual e no Decreto 1476/2016 que regula o cerimonial.

Dessa feita, o Pavilhão ingressará com as formalidades previstas, recepcionado por uma Comissão de Recepção com 13 membros armados com espadas e munidos de estrelas. O dispositivo entrará escoltado pela guarda de honra.

Em momento específico, durante o ingresso haverá o canto do Hino Nacional e, ao final da sessão magna o Pavilhão receberá a saudação e canto do Hino à Bandeira. Sua retirada dar-se-á conforme a forma prevista pelo ritual, e detalhada no Decreto 1476/2016.

Conforme o Decreto 1479/2016 se não houver número suficiente de Irmãos para preencher a Comissão de Recepção, mesmo assim o Pavilhão ingressará e sairá formalmente, porém apenas escoltado pela Guarda de Honra.

Reitera-se a obrigatoriedade da presença da Bandeira Nacional em todas as sessões, tanto ordinárias como as magnas, destacando que a Bandeira é a maior autoridade presente nos trabalhos maçônicos.

O lugar da Bandeira Nacional dentro do Templo, assim como outros procedimentos que integram o seu cerimonial está descrito no Decreto 1476/2019 do GOB.

Entrada e saída formal da Bandeira somente nas sessões magnas, portanto, nas ordinárias não há saudação ao Pavilhão Nacional.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com.br

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

 

FEV/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário