segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

SINAL ANTES DE SENTAR-SE

 Em 25/02/2024 o Respeitável Irmão Derick Hudson Machado de Souza, Loja Mestre Rivadávia Siqueira Lima, 2.906, REAA, GOB-MS, Oriente de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, apresenta a dúvida seguinte:

 

SINAL – FAZER OU NÃO?

 

Tenho uma dúvida, que é muito recorrente as nossas sessões. Qualquer um que por ventura tiver que andar no templo, ao levantar ou sentar, deve-se fazer o Sin de Ord? Por exemplo: O Ir Hospitaleiro, ao fazer o seu giro, ao sentar, ele deve fazer o Sin de OrdTemos essa dúvida, alguns IIr fazem, outros não, e fica muito confuso.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Infelizmente esse tem sido um costume equivocado e que possui profundas raízes no REAA. Penso que por mera falta de esclarecimento.

                 Assim, nesse contexto há questões a se considerar. Uma delas é a de alguém que vindo de deslocamento pela Loja, chegando ao seu lugar tome assento imediatamente. Nessa oportunidade não precisa fazer sinal antes de sentar, pois não há razão para isso, visto que fazer o Sin nessa ocasião não corresponde a uma saudação como muitos pensam. É oportuno lembrar que saudações em Loja, conforme prescreve o ritual de Aprendiz Maçom em vigência, somente são previstas para se saudar ao Venerável Mestre na entrada e saída do Oriente, ou às Luzes da Loja após a Marcha do Grau em entrada formal, ou ainda às Luzes da Loja quando alguém for se retirar definitivamente antes do
encerramento dos trabalhos.

Outra situação é a de quando um Ir estiver à Ord em Loja aberta, e for romper caminhada ou prosseguir em deslocamento. Nessa condição ele deve imediatamente desfazer o Sin de Ord pelo Sin Pen antes de começar a sua perambulação. Observe-se, mais uma vez, que isso não é saudação, porém é uma regra de que não se anda (fora a Marcha do Grau) com o Sin composto.

Ainda nessa condição, observe-se o caso de um Irmão que à Ord, no seu lugar, estiver usando da palavra e depois volte a sentar-se. Nesse caso sim, ou seja, antes dele tomar assento deve antes desfazer o Sin de Ord, e assim cumprir a regra de que no REAA ninguém compõe ou faz o Sin sentado.

É bom que se diga que todas as saudações em Loja previstas pelo ritual se dão apenas pelo Sin Pen do Grau - obviamente se o obreiro não estiver segurando (empunhando) um objeto de trabalho, fato que nessa condição ele fará apenas uma parada rápida e formal.

Nesse sentido, o Sin Pen, além do seu significado iniciático, é utilizado para fazer a saudação pelo Sin e para se desfazer o Sin de Ord quando composto nas situações que o exijam.

Nessa conjuntura, vale também lembrar que o Sin do Grau é composto por duas partes distintas. A primeira delas é a estática (parada) e é o ato de primeiramente se compor o Sin de Ord; é a preparação para a execução da p simb. A segunda delas é a dinâmica (movimento) e é o ato de executar a p simb pelo Sin Pen, no caso, o Gut.

À vista de tudo isso, não procede que alguém em deslocamento, voltando para o seu lugar, faça Sin antes de sentar-se. Até porque isso não é saudação, pois o protagonista vem direto de um deslocamento para o seu lugar em Loja, ou seja, ele não está parado à Ord. Então, compor o Sin e desfazê-lo por quê? Se nem mesmo nesse momento existe saudação.

Concluindo, esses esclarecimentos farão parte do novo ritual do REAA que será editado nesse ano.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

FEV/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário