sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

AUTORIDADE - OCUPAÇÃO DE LUGAR NA LOJA

Em 22/08/2023 o Respeitável Irão Alexandre Magno de Almeida Guerra Marques, Loja Liberdade e União, sem mencionar o Rito, GOB-GO, Oriente de Goiânia, Estado de Goiás, apresenta a dúvida seguinte:

 

OCUPAÇÃO DE LUGAR NA LOJA

 

Primeiro, gostaria de parabenizar o Irmão pelo trabalho no CONSULTÓRIO MAÇÔNICO JOSÉ CASTELLANI da Revista A TROLHA.

E em segundo plano, aproveitando de seus conhecimentos, tirar uma dúvida que me intriga há anos, a saber: autoridade maçônica que não esteja paramentada de seu múnus maçônico como autoridade e queira sentar-se na coluna do sul ou do norte junto com os Aprendizes ou com os Companheiros, pode escolher onde sentar-se ou tem essa prerrogativa, em se tratando de sessão em sua própria oficina?

A exemplo um Irmão Mestre Instalado, ou um Deputado Estadual ou Federal ou um portador da Comenda Dom Pedro, ou um Juiz do Tribunal de Justiça Maçônica, pode participar da sessão em sua loja da Coluna do Sul ou do Norte?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Regularmente, conforme mencionam os rituais vigentes, as autoridades maçônicas possuem lugar próprio situado no Oriente da Loja.

Nesse contexto, levando-se em consideração que uma Autoridade Maçônica seja antes de tudo um Mestre Maçom, entendo que se ele tomar a decisão de ocupar lugar em uma das Colunas durante os trabalhos, isso é direito seu. Sem qualquer imposição, vale lembrar que essa decisão deve partir da própria autoridade, se for o caso.

          Na questão de paramentos de autoridades, o mais comum é que a autoridade esteja utilizando as alfaias do seu cargo, todavia, vale lembrar mais uma vez que antes de tudo a autoridade é um Mestre Maçom, portanto não deixa de ser uma autoridade, mesmo se estiver vestida apenas como Mestre Maçom.

De fato, essa condição não faz parte do cotidiano dos trabalhos maçônicos, mas em situações excepcionais. Vale destacar também que muitas vezes, pela carência de Mestres em uma sessão, é possível se ver autoridades ocupando cargos em Loja, o que é a aplicação da virtude da humildade de um maçom disposto a ajudar a Loja nos seus trabalhos.

No GOB, as autoridades e suas respectivas faixas são mencionadas nos Artigos 219 e 220.

 

 

T.F.A.

 

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

 

FEV/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário